TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta é De A Equipe Pesquisar A Organização Escolhida E Propor Um Planejamento (tático) De Recursos Humanos à Organização,

Ensaios: Proposta é De A Equipe Pesquisar A Organização Escolhida E Propor Um Planejamento (tático) De Recursos Humanos à Organização,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Tecnologia em Recursos Humanos

Pólo Cuiabá

ANTONIA – RA 384384

JAQUELINE – RA 384391

KÊNIA – RA 385854

LEONICE – RA 384393

LIDIANE – RA 384816

LUCÉLIA – RA 383146

EMPREENDEDORISMO

ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA FICTÍCIA

Turma 01 N10 – Semestre 1º

Cuiabá - MT

Junho /2012

ANTONIA - RA 384384

JACKELINE – RA 384391

KÊNIA – RA 385854

LEONICE – RA 384393

LIDIANE – RA 384816

LUCÉLIA – RA 383146

EMPREENDEDORISMO

ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO DE UMA EMPRESA FICTÍCIA

Turma 01 N10 – Semestre 1º

Relatório parcial apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Empreendedorismo do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Cenira Benedita Evangelista.

Cuiabá - MT

Junho /2012

SUMÁRIO

1 SUMÁRIO EXECUTIVO 04

2 ANÁLISE ESTRATÉGICA 05

3 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 07

4 PRODUTOS E SERVIÇOS 07

5 ANÁLISE DE MERCADO 08

6 PLANO DE MARKETING 08

7 PLANO FINANCEIRO 09

8 ROTEIRO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS.................................10

9 ANEXOS.....................................................................................................................12

10 BIBLIOGRAFIA 15

SUMÁRIO EXECUTIVO

Neste projeto foi desenvolvido o planejamento de negócio da empresa CIMEN’ART. Esta empresa é situada na cidade de Cuiabá-MT, atuando no mercado de artefatos de cimento no estado de Mato Grosso.

O planejamento foi desenvolvido através da análise apresentada na estrutura da empresa e no mercado onde atua.

A pesquisa foi realizada primeiramente no ambiente interno, que aborda informação referente às estruturas físicas, operacionais e de recursos humanos. Pode-se constatar que a maior deficiência interna da empresa está relacionada ao seu quadro de funcionários. Estes requisitos, treinamento e qualificação, são necessários para a dinamização das vendas e controle de qualidade da produção da empresa.

O segundo ambiente pesquisado foi o externo, que apresentou as variáveis incontroláveis do mercado, onde foram detectadas as oportunidades e ameaças para empresa. O ambiente externo compreende as variáveis políticas, econômicas, tecnológicas, culturais, ecológicas, climáticas e sociais, correlacionadas as atividades da empresa. Da análise dessas variáveis foi constatado que o mercado apresenta ameaças relevantes aos negócios da empresa: Aumento da exportação, que causa aumento do preço da matéria-prima, aumentando sua produção. O desenvolvimento de novas tecnologias nas indústrias de máquinas utilizadas para produção dos artefatos, proporcionando oportunidades para a evolução dos métodos de produção e de apresentação dos produtos da empresa.

Na análise do negócio foi traçado o perfil das ações vitais para a manutenção da empresa no mercado, enfatizando a análise das vendas, do mercado consumidor, o relacionamento com os clientes, o perfil do mercado consumidor, a atuação da concorrência e a relação com fornecedores.

A pesquisa do ambiente de negócios deve ser voltada para o mercado e em sua analise a empresa apresentou deficiência na área de vendas. Os vendedores são responsáveis pela venda e apresentação dos produtos aos clientes diretos, por isso é essencial à inserção de cursos de capacitação e programas de reciclagem, visando o desenvolvimento do potencial humano da empresa.

O mercado de artefatos de cimento encontra-se em amplo desenvolvimento que vem sendo provocado pelo surgimento de novos segmentos e de novos produtos, impulsionados por tendências do mercado que apontam para a construção civil e seus artefatos que ofereçam diferenciais competitivos como melhor qualidade. Devido à grande competitividade e segmentação desse mercado, o consumidor tornou-se mais exigente e seletivo quanto aos atributos que o produto lhe oferece.

Foram traçados os seguintes objetivos para empresa, visando à implementação de estratégicas: desenvolver produtos novos, monitoramento da concorrência, efetuar controle de qualidade dos produtos e de matéria prima, planejar as ações de comunicação da empresa, qualificar a equipe de venda e promoção de vendas e desenvolver diferencial competitivo em relação à concorrência.

A CIMEN´ART Ind. De Artefatos de Cimento Ltda-ME, é uma empresa especializada em produtos de artefatos de cimento em geral, fundada em 2012, a Empresa está localiza em Cuiabá, no bairro do Distrito Industrial. A empresa estabeleceu seu nicho de mercado em 2012.

Projeções para o próximo ano indicam a expansão de carteira de clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com