TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise de S.Freud

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

         A perspectiva Psicanalítica

A perspectiva psicanalítica sobre a personalidade tornou-se uma das abordagens mais conhecida excedendo as paredes do âmbito da psicologia. A ideia da perspectiva psicanalítica é o incosnciente.

 As abordagens pscicanalíticas sustentam o conceito de um incosciente dinâmico. O incosnciente consiste em desejos sexuais e agressivos que não são aceitos para a personalidade consciente. Já para Carl jung, o inconsciente não é basicamente sexual; ele consiste em motivações mais gerais já bandeando pro lado espiritual.

    Os psicanalistas compartilham pressupostos característicos:

1. A personalidade é fortemente influenciada pelas determinações incosncientes.

2. O incosciente é dinâmico, ou motivacional, e está em conflito com outros aspectos do inconsciente e com a consciência.

3. O inconsciente origina-se das experiências precoces.

 Fora do âmbito da psicologia, a teoria psicanalítica tornou-se popular. E, a sua influência reflete na arte e na literatura, na cultura cinematográfica e popular.

 Psicanálise Clássica

A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de psicanálise.

O Incosnciente

 Para Freud, o inconsciente não é o contrário do consciente, É o grau preparatório do consciente e, ainda mais exatamente, é o verdadeiro psiquismo, o psiquismo real.

 Introdução: Panorama da teoria de Freud

 Determinismo psíquico

   Os colegas de Freud consideravam que esses pacientes estavam simulando ou inventando os seus sintomas. Os médicos tratavam problemas físicos e psicológicos aplicando as mãos sobre os doentes ou por meio do "magnetismo animal."

  Com o desenvolvimento de sua teoria, Freud afastou-se da neurologia, calcada num modelo físico do comportamento humano e fundou uma nova ciência baseada em causas mentais.

  Níveis da consciência

 Alguns dos nossos pensamentos são basicamente facéis de serem reconhecidos e podem parecer muitas vezes que as nossas ideias se resumem só a isso. Esse pensamento era predominante da época de Freud e freud via os limites desse ponto de vista. " Aquilo que se encontra em nossa mente não é idêntico áquilo de que se está consciente; é diferente algo estar na sua mente e você percebê-lo." S. Freud, 1925/1958.)

 Consciente: É onde percebemos e agimos da forma que realmente queremos, notamos sentimentos, pensamentos do momento.

 Pré-consciente: Está relacionado com sentimentos, pensamentos que estão no inconsciente, mas que não foi “esquecido” e chega ao consciente.

 Inconsciente: Onde fica todos os pensamentos, sentimentos que nos traz angústia, sofrimento, tristeza, e “guardamos no fundo do baú”. Às vezes nos vêem em forma de sonhos. Embora não percebemos o inconsciente nos faz agir e pensar de maneiras que não conseguimos entender o real motivo de tal ação, pois está muito bem guardado e não chega até o consciente.

   Efeitos da motivação incosciente

 O comportamento é determinado por uma combinação de forças conscientes e inconscientes.

   Sintomas Físicos

 Muitos dos pacientes de Freud tinham sintomas físicos sem que se pudesse detectar nenhuma causa orgânica. A anestesia da luva é fisicamente impossível. Então, por que ocorre em alguns pacientes? Freud afirmava que a anestesia da luva é produzida por forças psicológicas.

 Sonhos

 Freud exaltava os sonhos como a " estrada real para o incosciente." A interpretação dos sonhos é como uma decodificação. O processo de codificação, que produziu o sonho é denominado trabalho do sonho. Os pesquisadores confirmam que os sonhos contêm muitas emoções.

     Origem e natureza do inconsciente

Freud afirmava que ele era criado em parte pela experiência, grande parte na infância.

       HERANÇA FILOGENÉTICA

 Segundo Freud, parte do inconsceiente é herdada na qualidade de fantasias primordiais, baseadas na experiência filogenética. Hoje em dia, contudo a hipótese filogenética é descartasa porquê depende da possibilidade de memórias herdadas da experiência ancestral, o que é incompatível com a moderna teoria biológica.

        REPESSÃO

 A repressão é um mecanismo que permite remover pensamentos desagradáveis da consciencia; pensamentos e lembranças são reprimidos cirsto é, tornados incoscientes.

           ESTRUTURAS DE PERSONALIDADE

 Id: O id é a parte irresponsável de cada pessoa. Onde está os desejos de cada um que necessita ser saciado não importa como, quando, o que os outros irão pensar, falar, julgar, só quer matar a vontade sem pensar no depois, nas conseqüências dos atos.

 Superego: Parte do consciente onde nos faz sentir remorso por ter feito algo, faz nos sentir culpados e pensar no que as pessoas irão dizer sobre nossas atitudes tomadas. Faz-nos lembrar de que cada atitude irá passar uma imagem para as pessoas que nos cercam e que é melhor optar por não fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com