TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise de Freud

Seminário: Psicanálise de Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Seminário  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

Psicanálise de Freud

Nascido em Viena Sigmoud Freud formou-se em medicina no ano de 1882, médico neurologista austríaco aprendeu o uso da hipnose introduzindo a psicanálise, sendo um campo clínico de investigaçao teorica da psique humana independente da psicologia que se iniciou na medicina, propos este método para melhor compreender o homen abrangendo tres áreas ao estudo do inconciente:

Um método de investigaçao da mente e seu funcionamento.

Um sistema teórico sobre a vivencia e seu comportamento.

Um método de tratamento psicoterapeutico.

A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciencias humana gerando uma base teórica para uma forma de compreensao da ética da moralidade e da cultura humana. Psicanalise e o sinonimo da psicoterapia ou mesmo da psicologia. Em linguagem mais própria a psicologia refere-se a ciencia que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clinico do conhecimento obtido por ela ou seja ao trabalho terapeutico baseado no corpo teorico da picologia com um todo e psicanálise é um termo mais específico, sendo uma entre outras forma de psicoterapia.

DEFINIÇAO: De acordo com Freud define-se psicanálise a um procedimento para investigaçao de processos mentais que sao quase inacessíveis por qualquer outro método, só se chega a um diagnóstisco do comportamento humano através da psicanálise. Os neurologistas daquela época nao entendiam e nao podian entende-los, os pacientes com alteraçoes emocionais eram passdos aos filosofos e misticos, Freud interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes neuróticos e histéricos iniciou o tratamento com a hipnose. Freud acreditava ue seus problemas deram inicio na inaceitaçao cultural reprimiam relegando-os aoinconciente o metodo usado para que o paciente submetesse a analise era feito com muita calma o analisado fica bem relaxado dizendo tudo que vem em mente o analista fica escutando o analisado, em uma postura que nao o julgue criando um ambiente seguro. A originalidade do conceito de inconciente introduido por Freud deve-se a proposicao de uma realidade psíquica, características dos processos do inconciente. Por outro lado analisando o contexto da época observa-se que a proposiçao estabeleceu um diálogo crítico a proposiçoes Wilhelm Wundt (1832-1920) da psicologia com a ciencia que tem como objetivo a conciencia entendida na perspectiva neurologica da (época) ou seja opondo ao estado de coma e alienaçao mental. O modelo psicanálitico da mente e baseado no papel central do inconciente dinamico, o contato com a realidade teórica da psicanálise poe em evidencia uma multiplicidade de abordagens com diferentes níveis abstraçao e conceituaçao sendo entendido em um conceito histórico cultural e em relaçao as características do psicanalítico da mente. Várias dessidencias da matriz Freudisns encontrou o apogeu nos anos 50 e 60. Uma das dessidencias importantes foram Otto Rank e Erick Fromm. No entanto, a partir da teoria psicanalítica de Freud inicio-se uma tradiçao de pesquisa envolvendo a psicoterapia o inconciente e desenvolvimento da praxis clinica, com abordagem psicologicas. Embora tendo uma visao paricular para o desenvolvimento da psicoterapia humanista existencial e psicoterapia reichiana todas foram influenciada pela traduçao psicanalítica. O método de tratar os pacientes através do dialogo foi criada por Freud através da hipnose até entao a cura de doenças mentais eram feitas com banhos “sangrias” e outro método antigos. Esse choque moral que Freud deu inicio serviu para que a humanidade repensasse no preconceito e tabus, refinando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com