TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise Sigmund Freud

Relatório de pesquisa: Psicanálise Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanálise

Sigmund Freud, foi o fundador da psicanálise na passagem do século XIX para o século XX, falavam que ao construir a sua teoria ele não pretendia formar convicções e sim para estimular o pensamento e para derrubar preconceitos.

Sigmund Freud (1856 – 1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, a forma de pensar da vida psíquica.

A Psicanálise e um método de investigação, que se caracteriza–se como método de interpretativo, acaba buscando imaginarias, como os sonhos, os delírios, com as associações os livres, fatos falhos.

A Psicanálise também é um importante para a análise e a compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, com o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência.

Freud, afirma que desde o inicio de sua prática médica usara a hipnose, não só com objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas. Ao poucos Freud modificou o método catártico que Breuer criou, abandonou a hipnose, porque nem todos os parceiros se prestaram a ser hipnotizados, mas em outros os casos os pacientes os pacientes não deixavam ser hipnotizados, assim Freud pensava em outra forma de tratar os pacientes.

Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico os com os pacientes e os deixou da livre curso as suas ideias ou imagens que lhe ocorriam, a força psíquica que se opunha a tomar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência. Acabou chamando de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, é uma representação insuportável ou uma ideia, dolorosa que está na origem do sintoma, esses conteúdos psíquicos “localiza-se” no inconsciente.

Em 1990, Freud apresenta a primeira concepção estrutura e o funcionamento psíquico essa teoria refere-se á existência de três sistemas ou instâncias psíquicas inconscientes, pré-consciente e o consciente.

Freud, com sua investigação na prática clinica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia se a conflitos de ordem sexual, que as ocorrências desse período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa.

Com esse processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo,nos primeiros tempos de vida,essa função sexual está ligada á sobrevivência; o prazer é encontrado no próprio corpo,com isso Freud vai postular as fases do desenvolvimento sexual:fase oral(a zona de erotização da boca),a fase anal(a zona de erotização do anus),a fase fálica(a zona de erotização do órgão sexual),a fase genital(e quando tem a busca pelo outro).de

Com o decorrer dessas fases acontece vários processos e ocorrências, que acaba se destacando o complexo de Édipo,isso acontece na fase de 3 a 5 anos,que ocorre durante a fase genital. No complexo de Édipo, a mãe e o desejo do menino, e assim vê o pai como um rival, que impede seu acesso ao objeto desejado. Mais com isso ele procura ser o pai para poder ter a mãe só para ele.

Para Freud o funcionamento psíquico conciste em três ponto de vida: o econômico (é uma quantidade de energia que “alimenta”o processo psíquico),o tópico (e o aparelho psíquico é constituído de vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com