TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Felicidade Para a Psicanálise de Freud

Por:   •  16/9/2018  •  Artigo  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito de Felicidade para a psicanálise de Freud

Resumo: A felicidade é considerada como o maior objetivo das pessoas e é tema recorrente em pesquisas e debates. Neste artigo, veremos um pouco do que a Psicanálise de Sigmund Freud tem a contribuir para o entendimento deste conceito, relacionando com o sentimento de desprazer e, também, com o de mal-estar na civilização.

Palavras chave: Felicidade, prazer, desprazer.

Qual o propósito de vida das pessoas? O que elas querem fazer e para qual finalidade? Para a psicanálise, de acordo com Freud (1930, p. 48) as pessoas buscam a felicidade e que assim permaneçam. Essa felicidade seria dividia em dois aspectos: obter sentimentos de prazer (intensos e repentinos, de preferência), que é o mais importante, e fugir do desprazer.

Começando pelos meios de se experimentar tais sentimentos de prazer, o princípio do prazer também pode ser considerado como forma de obtenção de felicidade? Como Freud (1920) explica em “Além do princípio de prazer”, essa satisfação do aparelho psíquico, que é a liberação das catexias do inconsciente paro o consciente, às vezes (ou sempre) causa desprazer para o Ego do sujeito, se tornando sintoma, ou até indo em “desacordo” com o mundo externo e suas exigências. Portanto, como Freud (1930, p. 49) explicita, não pode ser considerado uma forma eficiente de satisfação/felicidade.

Uma possibilidade de satisfação pela liberação de catexias seria a sublimação, quando a pulsão sexual é liberada, porém em formas aceitas pelo social, como a arte, pintura, etc. Como Freud (1930, p. 51) enuncia, é uma “produção de prazer a partir das fontes do trabalho psíquico e intelectual”.

Freud (1930, p. 53) cita o amor como uma das maiores formas de se obter felicidade, o amar e ser amado como os propulsores da satisfação. Porém, é também um campo perigoso enquanto ficamos vulneráveis à perda desse amor e pelo tamanho do sofrimento que nos é causado quando esse fim acontece.

A beleza, de acordo com Freud (1930, p. 53), também pode ser uma fonte de felicidade. O gosto pelo estético das formas, dos objetos, da natureza, entre outros, não consegue ser provado cientificamente e não é definido como necessário, porém, é muito valorizado e tem ligação com o sentimento sexual, enquanto “’Beleza’ e ‘atração’ são, originalmente, atributos do objeto sexual” Freud (1930, p. 53).

O alcance da felicidade também está ligado com a personalidade do sujeito e onde ele vai procurar atingir esse prazer. Freud (1930, p. 54) aponta que:

“O homem predominantemente erótico dará preferência aos seus relacionamentos emocionais com outras pessoas; o narcisista que tende a ser autossuficiente, buscará suas satisfações principais em seus processos mentais internos; o homem de ação nunca abandonará o mundo externo, onde pode testar sua força. ”

A religião, embora seja uma grande fonte de busca a felicidade desde os primórdios do homem na Terra, percorre um caminho obscuro quando, como demonstra Freud (1930, p. 54), ilude seus seguidores, deformando a realidade e a adaptando de acordo com seus interesses e, assim, impondo que todos sejam iguais e sigam um caminho determinado.

Em relação as formas de desprazer, Freud (1930, p. 49) cita três mais abrangentes:

1) Em relação ao próprio corpo: finitude, doença, decadência e velhice;

2) Em relação ao social: relação com amigos, família, fazer parte de um grupo, se identificar, etc.;

3) Em relação ao mundo externo: que pode ter forças para nos destruir.

Porém, Freud (1930, p. 49) explica que só de o sujeito conseguir fugir do desprazer e conseguir lidar com esses fatores, ele já fica satisfeito/feliz.

E quais meios ele usa para essa fuga?

Uma das possibilidades é fugir da sociedade, viver sozinho e sem precisar se relacionar com ninguém, só com ele mesmo e seu mundo particular. Chamado também de eremita.

Embora essa solução possa funcionar por um tempo, somos seres sociáveis, precisamos de carinho e companhia e a solidão também pode causar sofrimento. Como Maslow (1951) aponta temos necessidade de nos relacionar com o outro, ter trocas de amizade e afeto.

Freud (1930, p. 50) fala sobre outra alternativa, a mais utilizada em busca de prazer há muitos anos e por muitos povos: a intoxicação por drogas/substâncias, que além de liberar sensações de prazer, também inibem as sensações de desprazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com