TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Ética do Trabalho ESAB

Por:   •  13/4/2021  •  Dissertação  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA DISSERTATIVA (UNIDADE 10)                                         Filosofia e Ética Empresarial

Para aprimorar o seu estudo sobre o conteúdo abordado até o momento, pesquise e elabore um pequeno texto, com até duas páginas, sobre os três conceitos trabalhados na unidade 10: memória, inconsciente e objeto. Procure enfatizar as propriedades de cada conceito e como cada um influencia na construção do conhecimento. Bom trabalho!

A memória é conservação e processamento de acontecimentos vividos, ouvidos ou presenciados por um indivíduo. Através da memória é possível vivenciar o passado, lembrar-se de alguém próximo ou até mesmo da senha do banco. Devido a nossa memória, é possível realizarmos o processo de aprendizagem e obtenção de conhecimento e, graças a isso, é possível que o ser humano adquira experiência e molde seu caráter.

Dois conceitos importantes devem ser compreendidos para entender o processo de formação das nossas memórias: Plasticidade neural e Estabilidade neural.

Graças à plasticidade neural, o cérebro humano é capaz de se reorganizar, aprender coisas novas, mudar conceitos aprendidos de uma forma e criar seu próprio conceito. Quando deparado com uma situação conflitante, o cérebro necessita se esforçar mais para reconstruir aquele conhecimento. Um grande exemplo da perda desta neuroplasticidade é a doença de Alzheimer que, aos poucos diminui as conexões entre as células neurais que acabam morrendo e, dessa forma, destruindo a memoria e outras funções importantes. Já a estabilidade neural é a forma como o cérebro irá guardar essas informações obtidas para que possa ser utilizadas no futuro.

O inconsciente está muito ligado ao nome de Freud e à psicanálise, pois não há como não mencionar um dos dois ao falar do inconsciente. Freud apresenta o inconsciente através de várias situações. Uma delas são os atos falhos, que pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa acaba chamando seu atual namorado pelo nome do (a) ex sem querer falar. Ou seja, são todos aqueles processos mentais que ocorrem sem que o indivíduo se dê conta. Pode-se dizer que a parte do homem primitivo habita o inconsciente, isto é, sentimentos, histerias e desejos. Freud também apresenta para nós o que ele chama de objeto, que é tudo aquilo que pode ser encontrado como forma de conhecimento e se tornar a busca do saber.

O ser humano encontra-se em constante busca por conhecimento e, essa busca, deve-se aos seus desejos por esses objetos. Com isso, este ser deixa sua inércia e sem perceber passa a exercitar sua plasticidade e estabilidade neural, mostrado assim a conexão entre memória e inconsciente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com