TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do trabalho e da organização

Seminário: Psicologia do trabalho e da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia do Trabalho e Organizacional

Estuda o entendimento do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.

O papel do psicólogo organizacional é aplicar princípios e métodos oriundos da Psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, na promoção da saúde, na integração dos funcionários, na comunicação da diretoria e funcionário, e atua na busca de um atendimento às necessidades do homem e um maior rendimento do trabalho. Este profissional dentro de uma organização atua através do recrutamento e seleção de pessoal, entrevistas, aplicação de estes psicológicos, diagnóstico organizacional, treinamentos, integração do funcionário, avaliação de desempenho, reunião de equipe para promoção da qualidade de serviço, etc.A psicologia organizacional apoia com técnicas e conceitos o processo de formação de um comportamento necessário para a criação de um ambiente e clima organizacional equilibrado, favorável e estável para enfrentar os desafios do ambiente externo.•.

Psicologia da Educação

A Psicologia Educacional é um ramoda Psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes.

Aborda as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino – aprendizagem nas crianças e adultos (relacionados com a Psicologia do Desenvolvimento), a eficiência e a eficácia das tácticas e das estratégias educacionais.

Deste modo, os Psicólogos Educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o jovem aluno, no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem e, por conseguinte o insucesso escolar.

Assim, cabe ao Psicólogo Educacional analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projetos educativos e ajudar no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem (Desordem do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Problemas Emocionais e Comportamentais).

O trabalho do Psicólogo Educacional consistirá na administração de provas de inteligência ou de aptidão, questionários de orientação vocacional e provas de personalidade.

O Psicólogo Educacional fará a Avaliação, o Despiste e o Diagnóstico das causas que levam ao fracasso/dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar.

Quando se detectam dificuldades de aprendizagem, o psicólogo elabora e aplica programas de reeducação, auxilia e entrevista os pais quando o aluno apresenta dificuldades.

Deste modo o insucesso escolar consiste no baixo rendimento escolar dos alunos que, por diversas razões, não atingiram/alcançaram resultados satisfatórios, não atingindo assim os objetivos pretendidos no decorrer ou no final de um determinado período escolar e que naturalmente acabam por ficar retidos.

Psicologia na área da saúde

A Psicologia na área da saúdevisa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilaxia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.

Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Ela estabelece um desempenho essencial para a psique ao buscar, através dela, a etiologia e o processo de cura da enfermidade. Mas ela se distingue da Medicina Psicossomática – que perquire as motivações das doenças e aborda o paciente como um todo -, da Saúde Comportamental – que procura, sem preocupação com teorias, sanar as questões emergenciais dos pacientes – e da Medicina Comportamental – a qual tenta evitar as doenças partindo do ponto de vista de que elas são provocadas por comportamentos incorretos. A Psicologia da Saúde está mais diretamente relacionada à Psicologia.

Psicologia e o meu curso: Administração.

A convergência de objetivos entre a Psicologia, enquanto ciência, e a Administração ensejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com