TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Trabalho

Ensaios: Psicologia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória pessoal e educacional, referente a 1° etapa do curso de licenciatura de Pedagogia pela UNIUBE, destacando as atividades que realizei e as minhas expectativas de estudo e pesquisa em relação a esse curso. Elaborar um memorial descritivo é reconstruir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil, pois na opinião de Moraes (1992), “memorial é um retrato crítico do indivíduo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades”. Sendo assim ao elaborar este memorial levei em conta a crítica e autocrítica do desempenho acadêmico, procuro destacar os elementos que, marcados por quebras de paradigmas, por coerência e incoerências, e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram esse começo da minha trajetória acadêmica que envolve o pessoal e o educacional.

Quem lida com a ciência sabe, pela própria história da filosofia da ciência, que este não é um conhecimento que se gera espontaneamente, nem se dá a produzir sem determinadas condições objetivas infra-estruturais de formação humana e de pessoal tecnologicamente preparado e, muito menos, é disseminado fora de interesses econômicos, políticos e ideológicos, apesar de ser uma necessidade vital de segunda ordem para toda a humanidade.

TEXTO

De todos os componentes estudados na primeira etapa o que mais me marcou no primeiro período de graduação, foi Psicologia e Trabalho Pedagógico. Onde pude ver que a escola é lugar de aprender e de ensinar. O que acontece na escola é, assim determinado por uma diversidade de fatores, o que faz com que a educação escolar seja objeto do interesse e de pesquisas de várias ciências: a psicologia, a economia, a sociologia, a história, entre outras. Estudamos que a psicologia é apenas uma entre as ciências que concorrem para a reflexão sobre a educação escolar. Que sendo uma das ciências que estudam o homem, a psicologia tem se ocupado de uma grande variedade de temas : a afetividade, o desenvolvimento da criança, a velhice, aprendizagem, as relações sociais e institucionais, a deficiência mental, as relações de trabalho, a saúde mental, entre outros.

O importante apoio dos teóricos como Jean Piaget quando se refere ao fato de que o docente precisa respeitar o ritmo e o desenvolvimento de cada educando quando for planejar e aplicar suas aulas. Segundo Piaget “a criança não é um adulto em miniatura,”.

Para ele há uma diferença entre o adulto e a criança quanto ao modo de funcionamento intelectual são dotados do mesmo equipamento básico, mas com menos aptidões ou com aptidões menos desenvolvidas. De acordo com Piaget, pensamos e raciocinamos de forma qualitativamente diferente em diferentes fases do desenvolvimento intelectual.

Todos percorremos uma sequência estruturalmente invariante de quatro períodos qualitativamente distintos, (estágio sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operações formais) ou seja, não podemos saltar estágios ou passar por eles numa ordem diferente. PIAGET (1994). Porém pode variar a idade em que atingimos cada estágio, isso varia de cada pessoa.

Aprendi muito sobre o lúdico e fiquei encantada com as teorias de Vygotsky, no que se refere às atividades lúdicas como meio de aprendizagem aborda que há uma grande influência da brincadeira no desenvolvimento infantil e assim consequentemente sua motivação para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com