TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO TRABALHO: LIDERANÇA

Tese: PSICOLOGIA DO TRABALHO: LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CENTRAL PAULISTA – UNICEP

TRABALHO DE PSICOLOGIA:

LIDERANÇA

Nomes:

Jéssica Milene Pires RA 3102835

Karoline Sampaio RA 3102776

Luiz Eduardo Pizo RA 3102727

Robison dos Santos Rodrigues RA 3102817

Taline da Silva Santos RA 3102811

SÃO CARLOS

2013

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo (unidade de combate equipe de trabalho, grupo de adolescentes). O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática ou Coercitivo, Democrática ou Conselheiro e Liberal ou Agregador (ou Laissez-faire).

Liderança Autocrática : É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles.

A liderança pode surgir de forma natural ou formal. Quando uma pessoa se destaca no papel de líder sem possuir forçosamente um cargo de liderança chamamos de um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder eficiente é aquele que desenvolve habilidades e as qualidades morais que o capacitam a inspirar e influenciar um grupo de pessoas, todos nós influenciamos pessoas diariamente.

Ouvir é uma das habilidades mais importante que um líder pode escolher para desenvolver.

Uma das palavras chave com que definimos liderança é habilidade, não só de influenciar os outros, é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A segunda palavra chave de nossa definição é a influencia.

Então, a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

O tratamento digno e respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso da organização e o sentimento de participação sempre apareceram acima do dinheiro. Infelizmente, a maioria dos líderes optou por não acreditar nas pesquisas.

Confiança é o ingrediente mais importante num relacionamento, sem confiança é difícil, senão impossível, conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos.

A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento.

Um líder deve ser um exemplo de paciência assim definimos como autocontrole em face de adversidade, deve também ter disciplina que significa treinar ou ensinar.

Muitas pessoas acham erradamente que ouvir é um processo passivo que consiste em ficar em silêncio enquanto outra pessoa fala. O ouvir ativo requer esforço consciente e disciplinado para silenciar toda a conservação interna enquanto ouvimos outro ser humano.

Um líder deve ter humildade, respeito, ser honesto, ser autentico, sem pretensão, orgulho ou arrogância.

O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados. Ao pedirmos às pessoas que lideramos que se tornem o melhor que puderem que se esforcem no sentido de se aperfeiçoarem sempre, os líderes devem estar sempre empenhados em crescer e se tornar sempre o melhor.

Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas deem o melhor de si mesmas. Segundo José Tolovi Júnior, liderança é algo que se aprende.

Para o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de perigos”. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser chefe para ser líder.

"Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar". Mario Sergio Cortella.

Uma boa ideia relacional também ilustra por que devemos elogiar as pessoas em publico e nunca puni-las em publico. Quando punimos uma pessoa publicamente, é óbvio que envergonhamos na frente de seus amigos, o que é uma enorme retirada nossa contra essa pessoa, mas, além disso, quando humilhamos alguém em público, também fazemos uma retirada da nossa própria conta relacional com todos aqueles que presenciam, porque chicotadas em público são constrangedoras e horríveis de presenciar, e as pessoas se perguntam: “Quando será a minha vez ¿” Neste sentido, uma das formas mais eficientes de fazer retiradas relacionais é punir alguém publicamente.

O mesmo princípio é verdadeiro quando elogiamos, consideramos e reconhecemos alguém publicamente, não apenas fazemos um depósito em nossa conta com a pessoa que elogiamos, mas também fazemos depósitos nas contas que temos com aqueles que observam.

“Liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com