TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual individual (PTI) Cultura e à Arte no Cotidiano Escolar

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 10

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Débora Cristina Guerino de Souza Gomes RA: 2337681303

Produção textual individual (PTI)

Cultura e à Arte no cotidiano escolar

HORTOLÂNDIA SP

2020


        Débora Cristina Guerino de Souza Gomes RA: 2337681303

            LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Produção textual individual (PTI)

Cultura e à Arte no cotidiano escolar

Produção textual apresentado às disciplinas de Educação e Artes, Letramentos e Alfabetização, Literatura Infantojuvenil, Ludicidade e Educação, Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento e Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.

Interpretação de Texto como requisito parcial e obtenção de média para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EAD – Janilce Meire Gomes Muniz

HORTOLÂNDIA SP

2020

 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO  .....................................................................................  4

DESENVOLVIMENTO

  1. CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.......................  5

  1. LITERTURA INFANTIL..............................................................  6
  1. LUDICIDADE ATRAVÉS DA MUSICA.....................................   8

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................. 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   ...............................................   14


INTRODUÇÃO 

         

A Cultura e à Arte no cotidiano escolar infelizmente em muitos momentos não é valorizado, percebemos a ausência do lúdico, da cultura, e das atividades artísticas sendo substituídos em muitas escolas por uma rotina de escolarização precoce.

 O processo de ensino aprendizagem na construção da identidade e desenvolvimento da criança acontece ao longo da vida que busca associar o lúdico com o aprendizado sistemático, e é intensa durante toda a educação infantil e nos anos iniciais, então a crescente necessidade de despertar nelas o interesse e prazer pela leitura, através de atividades outros estímulos, que devem ser feitos diariamente, desde a primeira fase, assim no futuro influenciando positivamente o processo de alfabetização e letramento.

 Desta forma o objetivo deste portfólio é apresentar a relevância da cultura e a arte no contexto escolar onde a literatura infantil, a música, a dança, o contato com histórias, e a ludicidade, sendo introduzidos no dia a dia dentro e fora da sala de aula pode ter um impacto marcante e progressivo no ensino aprendizagem das crianças, e ainda facilitando a rotina dos educadores já que é uma forma divertida e prazerosa de se trabalhar na educação infantil.

DESENVOLVIMENTO

 

  1.  CULTURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        A partir de que nascem as crianças, se deparam com uma lista de símbolos e significados construídos pelas gerações que a precederam e reconstruíram os significados do universo físico, psicológico, social, e cultural. É natural que as crianças entrem em convívio com o universo, agindo sobre ele com apego, motricidade e cognição; e constroem para si um repertório perceptivo de cores, formas, sabores, texturas, sons e gestos, atribuindo a este universo, sentidos e diferentes organizações.         O educador deve considerar essas diferentes organizações e colocar o desafio de traçar outras.

Na fase da educação infantil as atividades culturais e artísticas contribuem com ótimas oportunidades de desenvolvimento, uma vez que ficam ao seu alcance diversos tipos de materiais para se trabalhar, além da arte espontânea que surge com brincadeiras ou de uma proposta direcionada.

        No ambiente escolar trabalhamos com diferentes culturas e artes. Cada um com suas particularidades, diferenças, diversidades entre outros explorando e apresentando visões diversificadas. O professor de educação infantil busca proporcionar atividades artísticas criando símbolos que expressem sentimentos e pensamentos, portanto, para que isso aconteça  é  necessário planejar,  orientar e  avaliar  as  atividades,  ou seja,  o professor deve ser um  observador  sensível e bem atento,  buscar  sempre   técnicas novas  e  recursos  para  explorar  a  arte  dentro e fora da   sala  de  aula,  contribuindo  assim   para o  bom desenvolvimento do seu aluno.

           

         

         

 

  1. LITERATURA INFANTIL

        A literatura é contemplada, sobretudo na terceira das dez Competências Gerais da Educação Básica:

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de praticas diversificadas da produção artístico- cultural.

        Na educação Infantil, a Base estabelece cinco campos de experiência, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. São eles:

  • O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

        Dentre os cinco, a prática literária se mostra mais presente no campo Escuta, fala, pensamento e imaginação. Para as crianças de até 6 anos de idade, essa prática supõe o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poemas, cordéis e histórias), propiciando o desenvolvimento das capacidades de leitura. Além disso, tal contato estimula a imaginação das crianças e amplia seu conhecimento acerca do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (235.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com