TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público e Privado na Gestão Pública

Por:   •  18/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: João Batista Fonseca Cavalcanti

Sistema de Pós Graduação

Disciplina: Público e Privado na Gestão Pública

Ms: Mario Cleone de Souza

Avalição módulo I

  1. RESUMO:

É de grande importância o gestor público ter conhecimento da esfera pública e da esfera privada e suas peculiaridades, com isso o mesmo poderá ter uma tomada de decisão mais precisa e em cima da realidade. É correto afirmar que, ao longo dos tempos a civilização foi elaborando questões relativas ao estado, exercício do poder e as relações entre o estado e a sociedade, partindo para a exposição ao que foi explanado nos módulos, surge a questão: qual o papel que o gestor público tem nas três esferas administrativas?

Existem delimitações entre a esfera publica e privada, e quem estiver dentro da esfera publica, deve-se excluir da privada, porem ambas estão relacionadas. Portanto a melhor definição para esfera pública é que ela está presente na construção do intelectual e do coletivo, onde os indivíduos envolvidos serão sempre concebidos como cidadão. Enquanto na esfera privada os indivíduos serão reconhecidos como pessoas físicas ou jurídicas que buscam satisfazer seus interesses particulares. Resumidamente a esfera publica é ação do estado, enquanto o privado é a ação dos indivíduos na sociedade.

A justificativa da esfera pública em seu desenvolvimento com o coletivo resulta na primeira instancia em todos os âmbitos, isso remete na autonomia do público sobre o privado. O seu maior interesse é o bem coletivo, extraindo.

O que remete também e desenvolve ao que chamamos de dicotomia ou seja, a dicotomia público/privado, denota a idéia que aquilo que está na esfera pública necessita basicamente estar fora da esfera privada, e tudo o que não se constituir na esfera pública deve permanecer obrigatoriamente refreado na esfera privada. Indo por essa lógica com essa coerência de ferro, um termo elimina necessariamente o outro, e ambos readquiram a soma do vivente e do admissível. No entanto, no orbe real, as acepções nem sempre são tão claras quanto no mundo dos conceitos.

É uma analise crítica do conteúdo,

  1. CITAÇÕES

Acreditamos que a partir desse prisma, a esfera pública é uma das mais importantes contribuições prestadas pelo estado à democracia. “Na esfera pública, os indivíduos são sempre concebidos como cidadãos, seja na posição de agentes do poder público, isto é, de servidores do Estado, seja na condição de simples usuários dos serviços públicos ou sujeitos submetidos às leis e normas impostas pelo Estado.” (RICARDO, 2012, p.15).

Nas palavras de Ricardo (RICARDO, p. 15)

Já na esfera privada, os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos econômicos, políticos, religiosos, culturais etc. Mas, preste bem atenção: a personalidade coletiva resultante dessa associação segue, no entanto, sendo privada, e não se confunde, em momento nenhum, com a associação e coletividade públicas.

  1. COMENTÁRIOS:

Diante do que foi elaborado, é possível se questionar o porquê existem instituições públicas e instituições privadas? Seus nomes remetem diferentemente a situação de atuação de cada vertente. É chamada de organização as agregações do órgão privado. Sua dinâmica e suas características são exclusivamente estudadas pela conjetura das organizações, disciplina essencial da administração de empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com