TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: habilidades e competências de um gestor para atuar com sucesso.

Por:   •  19/5/2015  •  Artigo  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TUTORA: NOME

NOME ALUNO

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: habilidades e competências de um gestor para atuar com sucesso.

CIDADE

ANO

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2  DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

2.1 Gestão por competências..................................................................................05

2.1.1 Habilidades e competências esperadas em um bom administrador.........08

2.1.1.1 Processos metodológicos...........................................................................09

2.1.1.1.1 Resultados obtidos...................................................................................11

2.1.1.1.1.1 Perfil do futuro gestor da Indústria de bebidas Pira...........................13

2.1.1.1.1.1.1 Funções mais adequadas aos entrevistados...................................13

2.1.1.1.1.1.1.1 Organograma proposto para a Indústria de bebidas Pira............13

3  CONCLUSÃO........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15


QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: habilidades e competências de um gestor para atuar com sucesso

Resumo

        Nos dias de hoje o profissional de administração necessita estar constantemente se adequando às necessidades da sociedade. O mercado de trabalho não mede esforços na busca de um profissional qualificado com capacidade para executar tarefas relativas à sua profissão de maneira competente e eficaz visto que o universo empresarial encontra-se em constante evolução advindo das novas tecnologias. Neste contexto a pesquisa teve como objetivo identificar habilidades e competências inerentes à profissão de administrador em indivíduos candidatos a cargos de gerência e gestão empresarial. Os resultados mostram que, de uma forma geral, há o afastamento entre as habilidades e competências realçadas pelo mercado de trabalho e as destacadas pelos candidatos à gestão, indicando a necessidade de maior adequação à realidade do mercado local.  Foram utilizados como ferramenta de coleta de dados um questionário estruturado, não disfarçado.                       Desta forma este estudo atingiu o seu propósito ao identificar as características dos candidatos a gestor da Indústria de bebidas Pira.

Palavras-Chave: Habilidades e competências. Qualificação professional.

Abstract

        These days the professional administration needs to be constantly adapting to the needs of society. The labor market spares no effort in seeking a qualified professional with the ability to perform tasks related to their profession competently and effectively as the business universe is in constant evolution resulting from new technologies. In this context the research aimed to identify skills and competencies inherent to the profession administrator in individuals who are candidates for management and business management. The results show that, in general, there is a certain gap between the skills and competencies highlighted by the labor market and highlighted by candidates for management, indicating the need for greater suitability to the local market. A structured, non-disguised questionnaire were used as data collection tool. Thus this study achieved its purpose to identify the characteristics of candidates for manager of Industry drinks Pira.

Keywords: Skills and competencies. Professional qualification

  1. INTRODUÇÃO

        Uma boa performance das organizações necessita que seus recursos humanos estejam atuando de forma satisfatória. O cuidado na escolha de profissionais capacitados que demonstrem competência é primordial para impulsionar um melhor rendimento da organização. A situação global em constante mutação demanda que o aperfeiçoamento das organizações seja contínuo, melhorando suas técnicas e seus métodos produtivos, com a finalidade de prover condições que atendam a necessidade de seus consumidores. Nesta ótica, o profissional de administração tem grande importância e o desafio a ele delegado é de ser responsável pelas transformações e adequações a essa realidade. Essa cobrança exigida de rendimento modifica os paradigmas de gestão. “Num momento como este, é fundamental que se possa contar com administradores, públicos ou de empresas, que deverão ser capazes de romper com as antigas regras de um país onde concorrência e risco não faziam parte dos negócios” (NICOLINI, 2001, p. 5).

        Em um mercado onde as ofertas são praticamente iguais, possuindo qualidade, preços, formas de pagamento e distribuição similares, o diferencial de uma empresa passa a ser o seu capital intelectual. Pequenas mudanças no modo de gerenciar as pessoas têm trazido benefícios incalculáveis aos negócios (VALE, 2004; WAGNER & HOLLENBECK, 1999).

        Para obter sucesso, um projeto depende de pessoas capacitadas que são as responsáveis diretas por tal conquista. Reconhecer suas qualidades, confiando-lhes obrigações e responsabilidades, faz com que se tenha um ambiente de motivação, criando assim entre os funcionários uma sensação de respeito, onde a autoconfiança é fator preponderante para a integração de projetos pessoais com o coletivo. Em um mundo onde as decisões e atitudes devem ser tomadas de forma rápida, o diferencial de uma organização são seus recursos humanos com ideias dinâmicas e seus talentos. Independente do ramo, se quiser desenvolver a organização necessitará de pessoas bem formadas, com potencial empreendedor, visão de futuro e ideias criativas. Pessoas capacitadas para encarar novos desafios, usando seu talento para solucionar problemas, auxiliando novos empreendimentos a superar as adversidades da nova economia. Para Levy-Leboyer (apud GRAMIGNA, 2002, p. 5) “competência é a forma de designar repertórios de comportamentos e capacitações que algumas pessoas ou organizações dominam melhor que outras, fazendo-as eficazes em determinadas situações”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (401 Kb)   docx (580 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com