TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro de apoio de Gestao Financeira - UEM

Por:   •  26/3/2016  •  Ensaio  •  21.974 Palavras (88 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 88
  1. FUNÇÃO FINANCEIRA

A função financeira consiste na preparação, na assunção, na execução e no controlo das decisões financeiras na empresa.

As decisões financeiras traduzem-se essencialmente numa opção entre a detenção de diversos tipos de activos, de natureza física ou monetária; esta opção aparece necessariamente associada à expectativa de obtenção de um resultado positivo, actual ou futuro e, na medida em que envolve a efectivação de previsões sobre o comportamento a curto e longo prazos de determinados parâmetros (custos e proveitos), igualmente se caracteriza por um certo grau de incerteza ou de risco, que não é independente da natureza e da duração da operação financeira inerente a essa escolha.

As decisões financeiras geralmente afectam a situação financeira da empresa, ou seja, a sua situação de tesouraria ou a própria estrutura financeira.

As decisões financeiras que se repercutem na situação de tesouraria da empresa referem-se ao curto prazo, como por exemplo:

  • A gestão das disponibilidades – efectuar ou não um depósito a prazo;
  • A gestão dos créditos comerciais – conceder aos clientes um desconto de pronto e imediato pagamento de X%, como alternativa ao pagamento a Y dias, sem desconto;
  • A gestão dos diversos stocks – justificar-se-á (ou não) constituir stocks especulativos de matéria-prima para um mês de produção, quando se espera uma subida do seu preço de compra;
  • A gestão dos pagamentos aos fornecedores correntes – terá ou não interesse obter um empréstimo bancário a Z dias para obter determinados descontos de pronto pagamento.

As decisões financeiras que essencialmente se repercutem sobre a estrutura financeira da empresa, reportam-se ao médio ou longo prazo, como por exemplo:

  • A realização de novos investimentos em capital fixo: a análise e o controlo da sua rendibilidade;
  • A escolha das fontes de financiamento dos novos investimentos em capital fixo;
  • A fixação do nível e da estrutura dos capitais permanentes; e
  • A definição da política de distribuição de dividendos.

  1. GESTÃO FINANCEIRA
  1. Conceito:

A gestão financeira abrange o conjunto de técnicas cujos objectivos principais consistem na obtenção regular e oportuna dos recursos financeiros necessários (autofinanciamento) ao funcionamento e desenvolvimento da empresa, ao menor custo possível e sem alienação da sua independência e, também, no estudo e controlo da rendibilidade de todas as aplicações a que são afectos esses recursos (Caldeira Menezes)

  1. As Responsabilidades do Gestor Financeiro

A tarefa do gestor financeiro é adquirir e usar fundos de forma que maximize o valor da empresa. Seguem-se algumas actividades específicas envolvidas:

  • Previsão e planeamento: o gestor financeiro deve interagir com outros executivos ao olhar o futuro e elaborar os planos que moldarão a futura posição da empresa.
  • Importantes decisões de investimento e financiamento: uma empresa bem sucedida normalmente tem rápido crescimento em vendas, o que requer investimentos em fábrica, equipamento e stock. O gestor financeiro deve ajudar a determinar a taxa de crescimento óptima de vendas e a decidir quais activos específicos devem ser adquiridos, indicando a melhor maneira de financiar esses activos. Por exemplo, a empresa deveria se financiar com capitais alheios ou com capital próprio? E se optar por capitais alheios, ele deveria ser de curto ou longo prazo?
  • Coordenação e controlo: o gestor deve interagir com outros executivos a fim de garantir que a empresa seja operada da forma mais eficiente possível.
  • Transacção com os Mercados Financeiros: o gestor financeiro deve lidar com os mercados monetários e de capital. Cada empresa afecta e é afectada pelos mercados financeiros gerais em que os recursos são captados, em que os títulos da empresa são negociados e em que os seus investidores são recompensados ou penalizados.

Em suma, os gestores financeiros decidem que activos suas empresas devem adquirir, como esses activos devem ser financiados e como a empresa deve gerir seus recursos. Se essas responsabilidades forem desempenhadas optimamente, os gerentes financeiros ajudaram a maximizar os valores de suas empresas, e isso também maximizará o bem-estar de longo prazo daqueles que compram da empresa ou trabalham para ela.

  1. Essência da Gestão Financeira

A gestão financeira pode se subdividir em 3 grandes campos:

  • Investimento: as decisões de investimento tem em vista gerar fluxos de caixa. A importância de se estudar o investimento é de evitar que se tomem decisões que poderão inviabilizar ou não aquilo que foi inicialmente projectado.

O investimento só será rentável se a actualização dos fluxos de caixa forem maiores ou iguais ao valor do investimento no momento zero.

O aspecto investimento é mais importante porque é ela que vai determinar o desempenho da empresa, isto é, se ela mantém-se, aumenta ou vai diminuir.

  • Financiamento: tem haver com as decisões que a empresa vai utilizar para financiar os seus investimentos, se vai financiar com capitais alheios, cujo custo é a taxa de juro; ou vai financiar com capital próprio onde o custo está nos dividendos que terá de pagar. Num primeiro momento é mais vantajoso utilizar capitais alheios porque o custo do capital (i) é mais baixo do que se tiver que pagar dividendos. Segundo, o juro que se paga ao banco é fiscalmente aceite como custo enquanto que os dividendos não são.

  • Política de Resultados: incorpora dois aspectos:
  • Política de dividendos
  • Política de amortizações e provisões
  1. DOCUMENTOS FINANCEIROS
  1. Balanço: é a demonstração da situação financeira da empresa em um ponto específico de tempo. (o balanço acumula valores e há variação de um ano para outro)

ACTIVO

 

PASSIVO

 

Disponível

 

Passivo Circulante C/P

 

Activo Circulante

 

Passivo Circulante ML/P

 

Activo Fixo

 

Capitais Próprios

 

 

 

 

 

  1. Demonstração de Resultados: mostra a evolução dos custos e proveitos durante um determinado período contabilístico, geralmente um ano. Neste mapa, as contas de custos e proveitos, no final do exercício económico saldam com valor zero.

São as seguintes as diferenças entre o Balanço e a Demonstração de Resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (133.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 87 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com