TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre O Livro Terapia Financeira

Trabalho Escolar: Perguntas Sobre O Livro Terapia Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 3

1) Caracterize o autor da obra “Terapia Financeira”, seus dados biográficos, sua origem familiar, atc.

Reinaldo Domingos nasceu em 11 de maio de 1961, em uma família humilde, no município de Casa Branca, cidade interior de São Paulo. Suas ideias em relação ao dinheiro fazem parte de algo concreto que aprendeu e aplicou, com excelentes resultados em sua própria vida. Seu pai era ferroviário e trabalhava na antiga Estrada de Ferro Mojiana. Sua mãe cuidava da casa e dos filhos e ajudava a complementar a renda da família como vendedora de produtos de beleza e bijuterias. Tinha, portanto, uma vida simples, sem luxo ou extravagâncias, e com poucas possibilidades de realizar um de seus primeiros sonhos: comprar uma bicicleta. Reinaldo Domingos é escritor, educador e terapeuta financeiro. Autor do best-seller Terapia Financeira, presente na lista de livros mais vendidos de importantes publicações. Presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP. É idealizador, fundador e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

2) O que se entende por observar o comportamento financeiro no microscópio?

Primeiramente deve-se diagnosticar sua real situação financeira, efetuar um levantamento de seus rendimentos, anotando o real valor já incluso todos os descontos e em seguida registrar todos os seus grandes e pequenos gastos, com isso, irá descobrir qual é o seu padrão de vida.

3) De acordo com Reinaldo Domingos, é possível transformar nossos sonhos materiais em metas? Como a equipe exemplificaria.

De acordo com o autor, comportamento para alavancar a conquista dos sonhos é uma metodologia estruturada comportamental que leve e garanta a realização destes sonhos. O primeiro passo é fazer uma reunião familiar com o tema “sonhos”. É preciso buscar o verdadeiro motivo de viver que são os sonhos, os desejos. E para que um sonho seja verdade é preciso pensar: quanto custa esse sonho? Quanto vamos guardar? Onde vamos economizar? Por quanto tempo? É importante fazer um diagnostico para saber onde se pode economizar. Exemplo: a pessoa tem uma tv a cabo com um pacote de filmes internacionais maravilhoso e a pessoa não assiste filmes internacionais. Por que ter uma televisão com tantos filmes? É necessário fazer um questionamento de como você está usando o seu dinheiro.

04) Façam um resumo da Parte 3 – ORÇAR

Orçar é registrar o que ganho subtrair o valor do sonho e adequar o saldo ao meu padrão de vida, como disciplina. A diferença entre orçamento financeiro DSOP dos demais orçamentos é que ele prioriza os sonhos de curto, médio e longo prazo. E para quem está endividado: levantar suas dividas, seus compromissos, analisar os gastos identificados na primeira fase e se planejar para atingir o equilíbrio financeiro. Você deve adotar uma estratégia para saldar as dividas, calculando um montante que você pode separar de sua renda mensal liquida para arcar com as dividas. Então, você poderá entrar em contato com os credores tentando negociar as dividas e fazendo com que elas caibam no orçamento. Eles têm interesse em receber e você quer pagar. O autor sugere ainda, que talvez você possa utilizar a parcela destinada ao seu sonho, para arcar com as dividas, desde que este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com