TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SENAC DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Curso Tecnológico em Gestão Comercial

Felipe Leonardo Schaefer

Tainara Gasparin

QUESTÕES SOBRE ECONOMIA E MERCADO

São Miguel Do Oeste

2018

1 – Ao estudar a definição de economia, dizemos que as necessidades humanas são ilimitadas, disserte sobre essa afirmativa e cite 3 exemplos de recursos escassos.

R: As necessidades humanas são ilimitadas porque com o passar do tempo, e com o avanço da tecnologia, cada vez mais vamos sentindo necessidade de nos atualizar conforme a moda e a sociedade nos influenciam.

Água, madeira e petróleo.

2 – Fale sobre as definições de mundialização e globalização? Cite 3 exemplos de empresas globalizadas e diga porque os seus produtos são comercializados a nível global.

R: Globalização: é um fenômeno econômico, social, político e cultural. Caracteriza-se pela difusão a todo o planeta de modelos de forte inspiração ocidental, baseados na economia de mercado e na organização social e política de tipo liberal.

Mundialização: Está mais lida à integração crescente de certas partes do mundo do ponto de vista econômico. OBS: Globalização é um conceito mais amplo.

Exemplos: Nike, Adidas e Coca-Cola. São vendidos globalmente, pelo fato de possuírem produtos de alta qualidade e com um grande marketing trabalhando sobre eles.

3 – Agora que você já sabe o que é uma ação, diga quais os dois tipos de ações mais negociados? Cite 3 exemplos de empresas negociadas em bolsa, e diga porque é financeiramente interessante uma empresa emitir ações?

R: As ações mais negociadas são as preferenciais e as ordinárias.

Exemplos: Gerdal, Petrobras e Vale do Rio Doce. A vantagem de vender suas ações é a de, ao invés de ir ao banco fazer um financiamento, ela vende uma parte de suas ações e entra dinheiro da mesma maneira, sem precisar pagar juros.

4 – Por que a fase atual do capitalismo mundial está relacionada com o que chamamos de Terceira Revolução Industrial?

R: Por conta da grande tecnologia que existe em nosso meio hoje já estamos vivendo uma terceira revolução industrial, que alterou a maneira com que o homem pensa e se relaciona socialmente, pois vivemos em um mundo interligado por redes.

5 – Faça uma pequena descrição da conjuntura econômica brasileira dos últimos 21 dias.

R: Nos últimos dias em nosso país vivenciamos uma greve dos caminhoneiros, que lutavam por ajustes no preço do diesel, que se elevou muito em um período curto. Depois de 11 dias de paralização, os resultados não foram os esperados: o governo não alterou significativamente o preço do diesel, e em contrapartida subiu o preço da gasolina, que chegou atingir até 10 reais nos dias de greve. Ao contrário das demais paralizações que já aconteceram em nosso país, essa não trouxe benefícios para nenhuma classe econômica, e o presidente Michel Temer afirmou que a população terá que pagar pelos prejuízos provenientes da greve.

6 – A economia é uma ciência social? Fale sobre isso.

R: Sim, é considerado uma ciência social porque estuda organização e o funcionamento da sociedade, assim, pode se dizer que a ciência econômica ocupa-se do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.

7 – Quais as atribuições do Conselho Monetário Nacional? E diga por quem ele é composto.

R: Estabelecer diretrizes monetárias, cambiais e creditícias, normatizar o funcionamento e fiscalização de instituições financeiras. É composto pelo Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e pelo Presidente do Banco Central.

8 – Quais as funções e os respectivos instrumentos de aplicação econômica do Banco Central?

R: Funções: Banco dos bancos (instrumentos: compulsório e redesconto.), banco de emissão (instrumentos: emite e controla fluxos da moeda), agente financeiro do governo (instrumentos: administra dívidas públicas; depositário das reservas internacionais), gestor SFN (instrumento: normatiza, autoriza, fiscaliza e intervém).

9 – O que são Bolsa de Valores?

R: Associações civis, sem fins lucrativos, que tem como objetivo manter local adequado para o encontro de seus membros à realização de compra e venda de títulos e valores mobiliários em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado.

10 – Diga o que é mercado de capitais? E por quais instituições ele é composto?

R: É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É composto pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

11 – Em sala de aula falamos sobre alguns tipos de investimentos, com riscos menores que as ações, cites 4 exemplos de investimentos e fale sobre cada um deles?

R: Fundos de investimento: São várias modalidades para vários perfis de investidores ou para que você consiga diversificar a seus investimentos.

LTN’s: É o investimento mais seguro, pelo fato do próprio tesouro nacional, que é o emissor da nossa moeda, garantir e assegurar seu investimento.

Previdência Privada: É um investimento de longo prazo para complementar a aposentadoria.

Poupança: Aceita valores baixos para que você comece a investir e permite retiradas imediatas.

12 – Diferencie investimento de curto, médio e longo prazo.

R: Curto prazo: Até dois anos. Exemplo: Poupança ou CDB.

Médio prazo: De dois a cinco anos. Exemplo: LTN’s

Longo prazo: Mais de cinco anos. Exemplo: Previdência Privada.

13 – Por que dizemos que existe uma distribuição desigual das redes e dos fluxos?

R: Pelo fato de existir muita desigualdade social, que são as mazelas a globalização (fome, pobreza, preconceito, racismo, etc). Existem recursos para todos, porém são mal distribuídos.

14 – Por que as empresas transnacionais são responsáveis pela mundialização da produção? Cite 3 exemplos de empresas transnacionais que estão estabelecidas no estado de Santa Catarina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com