TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as funções da organização, criadas por Fayol?

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da Administração – Tarefa 2

Dandara de Paulo Moreira

1. Quais as funções da organização, criadas por Fayol?

As funções que toda empresa deve apresentar, são basicamente, seis funções. São elas:

  1. Funções técnicas que tem relação com serviços da empresa ou produção de bens.
  2. Funções comerciais que estão relacionadas com compra, venda e permutação.
  3. Funções financeiras, onde sua relação é com a busca e gestão de capitais.
  4. Funções de segurança, que por sua vez tem a ver com a proteção e a preservação dos bens e das pessoas.
  5. Funções contábeis que adere a relação com os registros, inventários, balanços, estatísticas e custos.
  6. Funções administrativas, onde basicamente se trata da integração das demais cinco funções acima, a mesma coordena e sincroniza as demais funções da empresa, sempre acima delas.

2. Quais as funções do administrador? Explique cada uma.

Para Fayol as funções do administrador são:

  1. Previsão: Avaliação do futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele, ou seja, o ato de prever, que resumidamente significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  2. Organização: Estrutura todos os órgãos necessários ao funcionamento da empresa. Pode ser dividida em organização material e organização social, ou seja, organizar, que tem como base constituir o duplo organismo.
  3. Comando: É o que faz a organização funcionar, é o ato de dirigir e orientar os seus trabalhadores em relação ao negócio.
  4. Coordenação: Sua função é ligar, unir e harmonizar todas as atividades do negócio, os atos e os esforços coletivos, facilitando seu trabalho e sucesso.
  5. Controle: Consiste em verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. O objetivo é localizar as fraquezas e os erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.

3. Quais os princípios da Administração Clássica? Quais você considera mais importantes?

Fayol definiu o que seriam os princípios da administração, sendo eles: Divisão de trabalho, a autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses iguais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade, iniciativa e o espírito de equipe. Para mim, todas tem sua importância, pois mesmo que existe alguns modelos de negócios que estão contra algumas ideias de Fayol, ainda sim direta ou indiretamente todos os princípios estão dentro das organizações.

4. Quais as principais críticas a teoria clássica? Explicando.

As críticas em relação a teoria clássica foram surgindo, sendo elas:

  1. Abordagem simplificada da organização formal, simplesmente foi criticada por olhar apenas a parte lógica, sem ver a parte psicológica e social, ou seja, não levava em consideração outras questões importantes dentro da organização, pois a base dessa teoria visava como foco apenas a estrutura da empresa.
  2. Ausência de trabalhos experimentais, ou seja, os autores clássicos fundamentaram seus conceitos na observação e no senso comum. Não tinha base teórica e não era experimentado cientificamente, para ser considerado realmente comprovada.
  3. Extremo racionalismo na concepção da administração, consiste em que os autores clássicos se preocupavam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza de suas ideias. A formalidade e abstração são criticadas por levarem a análise da administração de forma superficial, simplificada e falta de clareza.
  4. Teoria da máquina, considera a organização como mecânica. Assim como na administração científica tinha a reclamação de mecanicismo, acontece o mesmo na teoria clássica, o que difere é que, respectivamente, uma era voltada para o operário e a outra era voltada para a estrutura da organização. Logo a crítica consistia no fato que o trabalho era com pessoas, então não se tinha como levar em consideração um sistema mecanicista.
  5. Abordagem incompleta da organização, onde não se preocupa com a organização informal, por exemplo, um trabalhador que não tem um título formal de líder mas, aos que estão em volta dele o consideram como tal, seja por sua personalidade forte, ter iniciativa, entre outros, então as outras pessoas acabam vendo informalmente aquele trabalhador como um líder e o mesmo influencia as outras pessoas, então esse aspecto dentro de uma organização deve ser levado em consideração o que não ocorre na teoria clássica.
  6. Abordagem de sistema fechado, que por sua vez, não se preocupava com o fator externo à organização, ou seja, não se tinha levado em consideração que acontecimentos e fatores externos poderiam sim, mexerem com a organização, levando como exemplo, as leis, desastres naturais, política, mercado financeiro, crises, entre outros.

Referência Bibliográfica:

Parte III, capítulo 4, Teoria clássica da administração, p.84 a 97, do livro; CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. Edição 9. Barueri: SP: Manole, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com