TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os instrumentos de política monetária em mãos do Banco Central?

Por:   •  22/3/2019  •  Monografia  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios 4

1. Quais são os instrumentos de política monetária em mãos do Banco Central?

R. Os instrumentos são basicamente três: i) realização de operações em mercado aberto, que visam calibrar a taxa de juros de curto prazo no patamar desejado pela instituição; ii) proporção de depósitos compulsórios sobre depósitos à vista; e iii) taxas de juros nas operações de redesconto.

2. O que você entende por taxa básica de juros – Selic. Como o Banco Central controla essa taxa? Explique.

R. A taxa básica de juros – Selic – é a taxa que as instituições financeiras realizam operações de empréstimo entre si com o prazo de um dia, lastreava sem títulos públicos federais. Ela é considerada a taxa básica de juros da economia porque qualquer outra operação financeira realizada na economia brasileira terá um prazo maior e/ou alguma outra garantia além de títulos públicos federais, o que significa que serão maiores que a taxa de juros Selic.

3. Explique os efeitos sobre as taxas de juros na ponta do empréstimo a partir de uma elevação da proporção dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista por parte do Banco Central?

R. Os juros praticados nas operações de empréstimo subirão, uma vez que as instituições financeiras terão menor disponibilidade de caixa pra realizarem operações de emprestimo.

4. O que é uma operação de redesconto? Como uma elevação da taxa de juros sobre esse tipo de operação afetaria as taxas de juros na ponta do empréstimo? Por quê?

R. É uma operação realizada pelo Banco Central quando o mercado encerrou suas operações e visa proporcionar liquidez à instituições que fecharam o dia com pouco caixa. O aumento da taxa de juros dessas operações sinaliza para os banco serem conservadores com o caixa, pois se tiverem que realizar empréstimos junto ao BC, o custo será maior. O efeito disso é que os bancos emprestarão menos e as taxas de juros na ponta do empréstimo subirão.

5. A inflação brasileira acumulada em 12 meses está atualmente próxima a 10%, mas deve fechar 2016 próxima a 7%. O Banco Central deveria subir, manter ou baixar a meta da taxa Selic? Por que?

R. As indicações atuais são de qua a inflação brasileira irá declinar nos próximos meses, o que torna desnecessária qualquer elevação adicional da taxa de juros nesse momento. Por outro lado, a trajetória de queda da inflação ainda é uma incerteza que deverá ser confirmado mais adiante e, caso não ocorra, o Banco Central terá errado em realizar um corte precipitado de juros (isso descarta a opção de queda neste momento). Nesse sentido, a opção mais palatável para o Banco Central neste momento é manter a taxa de juros inalterada e aguardar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com