TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Visão do papel do Estado na Economia, na abordagem macroeconômica clássica e keynesiana?

Por:   •  5/5/2018  •  Monografia  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a visão do papel do Estado na Economia, na abordagem macroeconômica clássica e keynesiana?

Perante o tratamento keynesiano do papel do Estado como agente capaz de estabelecer, por meio de seus instrumentos de política econômica, o controle da economia capitalista frente à incapacidade do mercado de se autorregular, o Estado é responsável na organização, deve evitar ineficiência, favorecendo e estimulando o investimento, pois a economia está voltada as questões relativas a satisfação das necessidades do indivíduo e da sociedade. A teoria geral de Keynes consolidou a análise macroeconômica ao tratar da existência de um sistema de mercado autorregular e auto equilibrante, por apresentar mecanismo econômicos que evitassem as flutuações e as depressões econômicas.

A microeconomia concentra-se nos agentes econômicos individuais, estuda o comportamento das empresas e dos consumidores. A macroeconomia estuda as mesmas variáveis estudadas pela microeconomia e também a soma que acontece com determinada variável no universo das ações dos agentes individuais, do governo e do setor externo, centra-se no funcionamento econômico do país em aspecto conjuntural mais amplo. A macroeconomia caracteriza o país e sua inserção no mundo.

Visualiza que o Estado é como o sinalizador de expectativas, evitando que as crises se acentuem, numa perspectiva de que o Estado deve ser corretivo e preventivo. Na visão de Keynes o Estado, em contexto de crise, no qual se verifica a instabilidade das expectativas e a incerteza dos agentes quanto ao futuro, deve propiciar condições para que haja uma retomada do estado de confiança, por meio da utilização dos instrumentos econômicos. Com a crise, Keynes afirmou que cabia o governo gerar empregos aos desempregados e olhou atentamente para a demanda, e não para a oferta. As visões keynesianas tem como ponto central o fato de que as econômicas capitalista são essencialmente monetárias, portanto possíveis de crises.

 Keynes diz que o emprego depende da demanda agregada, cujos componentes no setor privado, são os gastos de investimento depende da taxa de juros e da taxa de retorno esperado dos novos investimentos.

O papel do governo na macroeconomia tem como função atingir objetivos macroeconômicos fundamentais, com alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição socialmente justa de renda e crescimento econômico. A macroeconômica aborda o emprego dos agregados macroeconômicos nas decisões políticas econômicas, sendo estes relacionados ao desemprego, a inflação, aos juros, ao câmbio, ao nível de produção, ao balanço de pagamentos e ao desenvolvimento econômico.

 O governo tem que investir na saúde, educação, segurança, economia, fazendo o melhor possível para deixar mais eficiente, tem que controlar seus bens, para evitar desemprego, inflação. Sendo assim, a macroeconomia abrange a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e as despesas planejadas, a fim de permitir que a economia opere no pleno emprego, com baixas taxas de inflação a distribuição de renda justa, crescendo de forma continua e sustentável.

No meu entender a macroeconomia estuda o comportamento, investimento, crescimento, despesas do governo, ele é a população que escolhe, então tem que favorecer a sociedade, combatendo a falta de estrutura em unidades públicas e na visão keynesiana, também cabe combater a falta de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com