TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a relação entre processo de modernização, burocracia e pensamento administrativo?

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

João Xavier

Qual a relação entre processo de modernização, burocracia e pensamento administrativo?

        A partir das diferentes formas de dominação e das alterações dos valores sociais ao longo do tempo, o pensamento administrativo foi se moldando ao novo cenário sem perder, porém, a sua essência e seu maior objetivo. É visível a introdução de novos pensamentos e de novas correntes filosóficas na administração moderna e contemporânea.

        O pensamento administrativo surge juntamente à burocracia. Quando as bases da estrutura burocrática estão em processo de consolidação, esse também vai se firmando na sociedade. Trazendo consigo uma lógica de mercado e a obtenção de mais lucro como principal objetivo. Com o passar dos anos diferentes estruturas sociais e formas de autoridade estiveram presentes em nossa sociedade. Burocraticamente, há três dessas formas de autoridade. Em sociedades mais antigas, geralmente, encontramos dois tipos de dominação: a tradicional e a carismática. Da idade moderna até o presente momento a mais presente dominação é a racional-legal.

A dominação tradicional é caracterizada pelo patriarcalismo. A obediência do súdito ao senhor é prestada por respeito. Há uma crença por parte dos súditos no caráter sagrado da família e nas tradições, o que legitima este tipo de dominação. Apenas os membros de uma família podem exercer o poder, passado de maneira hereditária. Todas as normas são oriundas do costume, característica muito presente nas civilizações anglo-saxãs.

Dominação carismática é aquela onde a autoridade deve-se à uma devoção afetiva por parte dos dominados. Profetas, heróis, demagogos etc. encontram espaço nesse tipo de forma autoritária. Esses surgem, geralmente, em momentos de crise, guerras, momentos em que a população sofre com a escassez de recursos. A obediência deve-se apenas a qualidades pessoais, não havendo uma regra para substituição ou nomeação. Uma vez que os dominados perdem a fé em seu líder, este passa a não mais representar aquele povo.

No seguinte tipo de dominação vemos a burocracia em sua forma mais pura. Baseada em um conjunto de regras pré-estabelecidas, a dominação racional-legal traz a ideia de obediência não mais a uma pessoa, e sim a esse sistema de regras. É a forma mais estável de dominação uma vez que nada mais é interpretado sob uma ótica subjetiva, como ocorria nos outros tipos de dominação.

Essa progressiva mudança nas estruturas sociais é o que caracteriza o processo de modernização. O surgimento de uma autoridade legal e de uma lógica mercado ajudaram a perpetuar a burocracia como forma de organização e de dominação na nossa sociedade. Visando a maximização do lucro, as relações humanas no ambiente de trabalho forma sendo paulatinamente substituídas pela impessoalização do trabalho. As revoluções industriais corroboram essa alteração pelo fato de que o homem tem cada vez menos contato com o produto final de seu trabalho.

Atualmente, a sociedade faz uso um ponto de vista cada vez mais utilitarista e ceticista. Essa impessoalidade se faz sumamente importante na busca da eficiência pela burocracia. Esta traz consigo também uma gama de vantagens como a codificação de regras, a ascendência de uma lógica cientifica, isonomia e, principalmente, uma maior eficiência técnica. Porém ao trazer respostas prontas ela acaba por nos alienar e condicionar. A classe dominante, por sua vez, aproveita esse efeito visando atingir seu maior objetivo, o lucro. Nossas necessidades acabam por ser facilmnete manipuladas pelo mercado e toda estrutura social passa a ser organizada para maior obtenção de capital por parte da classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com