TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a relação entre processo de modernização, burocracia e pensamento administrativo?

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO: TEORIAS ORGANIZACIONAIS l

PERGUNTA: Qual a relação entre processo de modernização, burocracia e pensamento administrativo?

RESPOSTA: Esses processos estão intimamente atrelados, pois, o pensamento administrativo surge consequentemente do processo de modernização da sociedade, além disso, ele é a expressão da lógica burocrática, que se baseia no controle da atividade humana por meio de normas e regras, visando a obtenção de lucros na sociedade industrial através de uma maior produtividade.

EXPLICAÇÕES E INTRODUÇÃO A RESPOSTA:

A burocracia, permite a coordenação de atividade humana - a partir de normas e regras - para realizar objetivos comuns dentro de uma perspectiva de longo prazo. levando assim, a mais segurança nos procedimentos a serem seguidos, passando a ser usada pelas empresas para torna-las competitivas dentro de uma lógica de trabalho.

O pensamento administrativo surge a partir da consolidação da lógica do mercado e de estruturas burocráticas, como organização do trabalho humano com objetivo inicial de aumentar o lucro. O pensamento administrativo evoluiu segundo os estudos empíricos sobre burocracia.

O processo de modernização é a progressiva substituição de estruturas sociais baseadas na autoridade tradicional (exemplo: sociedade medieval) por estruturas sociais baseadas na autoridade racional-legal e de uma lógica de mercado.

A Administração Científica surge com os estudos de Taylor, que percebeu a necessidade de inovação do processo de produção, enfatizando a necessidade de se trabalhar com eficiência, dividindo as tarefas em múltiplas etapas, Já Ford pela produção em série ou padronização da produção. Contando também com Fayol, conhecido pelo planejamento para obtenção do objetivo, ambos utilizando o tipo de cooperação industrial, prezando em geral pela técnica e organização. Iniciando assim um modo de pensar administrativo, passando em seguida por Weber, que propos três tipos de autoridades, sendo que a autoridade Racional-legal se consolidou, sendo a base da burocracia.

Max weber: Três tipos de autoridade

-Tradicional: costumes e tradições de uma cultura, exemplo: senhor feudal

-Carismática: características pessoais de um indivíduo, exemplo: profetas, heróis

-Racional-legal: baseada nas regras e normas aceitas por todos os membros da comunidade, a autoridade se impõe pela obediência a esses princípios, exemplo: No caso de leis, ela só é legítima se for votada sob procedimentos legalmente aceitos na sociedade, visto a burocracia como forma organizacional

O fundamento do Estado Moderno é a autoridade racional-legal, não devendo lealdade a alguém ou a um grupo, e sim, às regras e normas vindas da autoridade competente. Exemplo: Indivíduos ocupam e depois desocupam algum cargo, mas as prerrogativas do cargo continuam independente de quem ocupe a vaga. Percebe-se que a autoridade tradicional (costumes e tradição) vai perdendo espaço na sociedade moderna e a autoridade carismática permanece firme apenas na figura do líder, mas tem caráter temporário. Portanto, há o predomínio da autoridade racional-legal na sociedade atual.

Também relacionado a Max Weber está o conceito de ação social: Que seria tomar o outro como base da ação. A Ação social racional com relação a fins se destaca, principalmente a partir do pensamento capitalista e de uma sociedade industrial a qual se estende até a atualidade, na qual ação é estritamente racional. determina-se um fim e este é, racionalmente buscado. ocorre a escolha dos melhores meios para se realizar um fim.

A burocracia busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação de um grande numero de indivíduos, cada um com uma função especializada separando a esfera pessoal da esfera de trabalho. Ocorrendo uma Estrutura burocrática: Divisão de tarefas racionalmente, buscando objetivos; direitos e deveres delimitados por regras e regulamentos iguais a todos de acordo com cargo e função; hierarquia definida por regras; remuneração igual por cargo e funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com