TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o sentido da crítica de Aristóteles à Teoria das Ideias de Platão?

Por:   •  3/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  2.631 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade aula 4

Leia o texto de Danilo Marcondes e responda:

1. Qual o sentido da crítica de Aristóteles à Teoria das Ideias de Platão?

O Filósofo Aristóteles, em sua crítica à Teoria das Ideias de Platão, rompe com o sistema dualista platônico. Isso se dá, pois Aristóteles acreditava que a utilização do dualismo daria margem para alguns equívocos relacionais. Já que, poderiam existir elementos não existentes, de forma simultânea, no mundo sensível e no mundo das ideias.

Para corrigir esse dilema, Aristóteles cria a Metafísica. Essa teoria leva em consideração o real e parte do princípio que os seres possuem uma substância individual e sua composição principal seriam a matéria e a forma.

2. Compare a concepção de conhecimento e do processo de conhecer de Platão na Alegoria da Caverna com o processo de conhecimento concebido por Aristóteles.

O processo de conhecimento defendido por Platão na Alegoria da Caverna está muito relacionado com a utilização da razão e a completa e total rejeição ao conhecimento proveniente dos sentidos. Já que, Platão acreditava que os sentidos eram enganosos e, portanto, não poderiam ser confiáveis para atingir a verdade.

De outro modo, Aristóteles acreditava que deveria haver uma associação do saber a partir da razão e do saber advindo das percepção do mundo sensível. Para Aristóteles, o conhecimento, inclusive, partiria com a percepção dos sentidos e, de maneira linear, iria ser desenvolvido até atingir o estágio da ciência.

3. Conceitue essência, acidente, necessidade, contingência, ato, potência e as 4 causas segundo Aristóteles.

Considerando a Metafísica de Platão, pode-se definir:

Essência como sendo aquilo que define o ser. É aquilo que dá sentido para a existência desse ser e sem a essência a própria existência do ser estaria em risco.Os acidentes são as variações que ocorrem e que são responsáveis por justificar o próprio conceito de mudança. A necessidade é intrínseca ao essencial. Ou seja, tudo o que é necessário é essencial.A contingência pode ser conceituada como algo que é variável e mutável.O ato pode ser definido como o estágio final de um ser, aquilo que ele é.A potência seriam as possibilidades existentes para aquele ser. Como exemplo tem-se a semente que possui potência para ser árvore.

As Quatro Causas estipuladas por Aristóteles em sua Teoria dividem-se entre: Causa Formal, Causa Material, Causa Eficiente e Causa Final. A Causa Formal consiste na essência do ser, e dá sentido para que ele seja o que é. A Causa Material pode ser definida como sendo a constituição da coisa, ou seja, a matéria que a constitui. Já a Causa Eficiente, pode ser conceituada como o agente transformador responsável pela existência da mudança das coisas. Por último, tem-se a Causa final, que é definida como a finalidade ou o objetivo da coisa.

BIBLIOGRAFIA:

Marcondes, Danilo, 1953- Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein – 13.ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com