TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a Natureza do Domínio Exercido pelo Estado Sobre a Sociedade e do Uso de Coerção Física Dos Indivíduos?

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  1.524 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: 03

  1. Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso de coerção física sobre os indivíduos?

Resposta: 

A função de regulador econômico nas práticas de mercado é exercida pelo Estado como forma de manutenção deste próprio mercado evitando assim a criação de um monopólio o qual daria fim ao próprio mercado.  O Estado tem a obrigação de garantir a liberdade e a propriedade da sociedade a qual abre mão da própria força física em favor do Estado.

Fundamentalmente os direitos naturais dos indivíduos tem que ser preservados mediante a ordem civil mantida pelo Estado, qualquer tipo de renuncia dos direitos por parte do cidadão é ilegítimo, pois equivaleria a abdicação da própria sociedade em que vive.

O individuo sofrerá com a punição caso infrinja as regras do Estado, pois está submetido as leis ao mando, e as políticas do Estado o qual tem a legitimação da coerção física dos indivíduos.

  1. Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade e como essas se relacionam com o Estado?

        Resposta:

O grupo dominante, concentrador de riquezas e de maior influencia econômica correspondem a minoria da população, a maioria da população possui baixos salários, baixo nível de escolaridade e normalmente é desfavorecida nas políticas sociais.

A maioria acaba subordinada a minoria, pois normalmente num processo democrático a eleição contempla alguém com bom nível de escolaridade e com histórico de classe média/alta, e este acaba por adotar ações politicas favorecendo a minoria dominante. Com isso o Estado se coloca ao lado da minoria, beneficiando essa pequena parcela da população e contradiz seu valor democrático de fazer valer a vontade da maioria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com