TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Total e ISO

Por:   •  1/5/2015  •  Seminário  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

        ESCOLA TÉCNICA RODRIGUES DE ABREU

ADRIANA TEODORO

CAROLINE PEREIRA

ERZI MARIANO

JAQUELINE DA SILVA DUTRA

JONATHAS FERRAZ SILVA

QUALIDADE TOAL: ISO 9000, ISO 14000 E ISO 26000

BAURU

2014


ADRIANA TEODORO

CAROLINE PEREIRA

ERZI MARIANO

JAQUELINE DA SILVA DUTRA

JONATHAS FERRAZ SILVA

QUALIDADE TOAL: ISO 9000, ISO 14000 E ISO 26000

Trabalho a ser apresentado em classe com o objetivo de esclarecer os assuntos
Qualidade Total: ISO 9000, ISO 14000 e ISO 26000
 na disciplina de Gestão Empresarial.

BAURU

 2014


Sumário

1 – QUALIDADE TOTAL        

2- ISO 9000        

3 – ISO 14000        

4 – ISO 26000        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  • 1 – QUALIDADE TOTAL
  • 1.1 – INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo, onde as pessoas estão ficando cada dia mais exigente. Visto isto, as pequenas, médias e grandes empresas, vem sofrendo diversas mudanças e investimentos para garantir a qualidade e a satisfação total do cliente.

Estas transformações vêm ocorrendo em escala mundial de acordo com a globalização do mercado. Um exemplo de transformação, são as inovações tecnológicas que facilitam o dia-a-dia que cada um, não só nas empresas, mas também nos lares de cada um.

Nesta perspectiva, as empresas exigem de seus funcionários a qualidade externa e interna, que veremos o quão fundamental é para cada empresa, seja eles comércio, social, prestadora de serviços, etc. Veremos também, algumas ferramentas que fazem parte da gestão pela qualidade total e auxiliam em um serviço cada vez mais completo para um cliente cada vez mais satisfeito.

  • 1.2 – O QUE É A QUALIDADE TOTAL?

Qualidade total envolve todos os requisitos que os produtos ou serviços devem ter para atender as necessidades do cliente.

Visto isto, a palavra qualidade pode ter vários significados. Por exemplo, para um engenheiro a qualidade é praticamente a perfeição, zero defeito no projeto, o que significa zero defeito na conclusão do produto.

Já para uma dona de casa, a qualidade significa, além de um bom atendimento, um bom produto, ou serviço que a atenda especificadamente as suas necessidades. Ou seja, a qualidade total é a completa satisfação do cliente.

  • 1.3 – DIFERENÇAS ENTRE QUALIDADE TOTAL E A GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

Como dito até o momento, existem muitos significados para a qualidade, pois cada administrador tem um foco para seu produto ou serviço.

A qualidade total condiz assim, uma forma de administração da qualidade como principal foco na empresa.

Já a Gestão pela Qualidade Total é exatamente a concretização deste. É a realização de tal na empresa, através de idéias e de ações de todos os recursos organizacionais para melhoria continua da organização, como por exemplo, o bom relacionamento das pessoas envolvidas.

Segundo Joseph Juran, a gestão pela qualidade total inclui :

- Estabelecer objetivos abrangentes;

- Determinar metas;

- Atribuir responsabilidades;

- Fornecer recursos necessários

  • 1.4 – PAÍSES DE REFERÊNCIAS INICIAIS DA QUALIDADE TOTAL

ESTADOS UNIDOS - Trabalhavam principalmente a qualidade interna, através de avaliação de desempenho e os programas de premiações por resultados na empresa, como por exemplo, a produtividade. Seu conceito de qualidade total era prevenção do erro e a garantia de qualidade do produto ou serviço.

Criaram-se os sistemas de garantia de qualidade para assegurar que a qualidade via controles, registros, certificados e evidências: a Qualidade Cartorial.

JAPÃO – A administração japonesa é completamente diferente da administração americana, logo, seu conceito de qualidade também será outro. Ao longo do tempo, foi se percebendo que quanto maior a qualidade do produto ou serviço, maior seria o faturamento. No caso de indústrias, a qualidade seria o aperfeiçoamento dos produtos cada vez mais.

Através de suas melhorias, o Japão passou a ser o principal país quando se fala em qualidade dos produtos. Por isso, hoje é o líder mundial de exportação de tecnologias e outros produtos no mundo todo.

BRASIL - A administração brasileira teve e tem grandes influências americanas, nossas técnicas são praticamente as mesmas aplicadas nos Estados Unidos. Porém, a qualidade brasileira deixa a desejar, pois nossos clientes exigem cada vez mais a melhoria dessa qualidade, por isso a busca por produtos estrangeiros vem aumentando gradativamente em nosso país. O Brasil ainda busca uma solução para o seu problema de qualidade, através de pesquisas e estudos de conceitos, pois os americanos estão aplicando técnicas japonesas em sua administração, e como o Brasil já seguiu o mesmo roteiro dos Estados Unidos, a solução seria continuar seguindo e também inovar, através das técnicas japonesas?

  • 1.5 – QUALIDADE INTERNA E EXTERNA

Existem dois tipos de qualidade, a qualidade interna e a qualidade externa.

A qualidade interna, condiz na qualidade dos produtos, processos  ou serviços. É como cada processo ou setor é administrado antes de chegar até o cliente.

Já  a qualidade externa condiz na satisfação do cliente para com a empresa e seus serviços. É esta qualidade que diz se o cliente volta ou não a comprar ou utilizar os serviços da empresa. Ou seja, clientes satisfeitos é igual a empresa bem sucedida.

  • 1.6 – FERRAMENTAS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

Neste tópico, veremos algumas ferramentas que auxiliam na gestão pela qualidade total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (302 Kb)   docx (151.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com