TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade em Sistemas Logisticos Estudar

Por:   •  5/4/2016  •  Ensaio  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para Estudar – QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS

  1.  O que é Logística? E qual a participação da Atividade de Transporte?

Resposta - A Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como todos os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. Possui atividades primárias que são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos.

O transporte é a atividade básica que trata da movimentação tanto de matérias primas quanto do produto final. É considerada por muitos como a atividade mais notória e conhecida no meio empresarial, devido a sua importância nos custos logísticos: absorve cerca de 2/3 desses custos.

  1.  Qual a classificação dos transportes de acordo com a Modalidade?

Resposta - Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário; Aquaviário: marítimo e hidroviário;Aéreo.

  1.  O que é Transporte Multimodal?

Resposta - Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal - OTM.

  1.  Qual a diferença entre transporte Intermodal e Multimodal?

Resposta - A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.

A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia.

  1.  O que é um Operador de Transporte Multimodal - OTM?

Resposta - O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

  1. Como é composto o Modal Aquaviário ?

Resposta – O modal aquaviário é formado pelos seguintes transportes: Fluvial, Lacustre e Marítimo.

  1. Existe uma divisão para o transporte Marítimo? Explique.

Resposta – Sim; sua divisão é composta de duas formas: a) Navegação Intercontinental (longo curso), e b) Navageção de Cabotagem, ou Navegação Costeira (pequeno curso).

  1. Existe uma divisão para o transporte dutoviário? Explique:

Resposta – Sim; ele é dividido em ; Gasoduto, Minerioduto e Oleoduto.

  1. Quantas e quais são as formas de transportes?

Resposta – Existem 6 formas de transportes: Modal, Intermodal, Multimodal, Combinado, Segmentado e Sucessivo.

  1. Qual a principal diferença entre Transporte Modal, Intermodal e Multimodal?

Resposta -  Modal: é o deslocamento de carga através de um único meio de transporte, onde cada transportador emite seu próprio documento de transporte./ Intemodal: é o deslocamento de carga através de dois ou mais, meios de transporte, em que o contratante, comprador ou vendedor da carga é quem organiza o transporte desde o ponto de origem até o ponto final (entrega).Organizada em diferentes documentos./ Multimodal: é um único transportador que organiza o transporte e assume total responsabilidade, em um único documento efetuando o transporte de porta-a-porta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com