TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario para estudo direito administrativo

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1:

Passo 4:

        Uma sociedade empresária é a reunião de duas ou mais pessoas para exercer uma atividade econômica, desenvolvendo produção ou circulação de bens e serviços, normalmente em forma de sociedade limitada ou anônima. “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços” (art. 966 CC/02).

        A fim de proteger o patrimônio de ambos os sócios podemos considerar que a responsabilidade das obrigações da sociedade seja limitada. Pois se o patrimônio social é insuficiente para responder pelo valor total das dividas que a sociedade contraiu na exploração da empresa, os credores só poderão responsabilizar os sócios, executando bens de seus patrimônios individuais, até certo montante. O limite da responsabilidade dos sócios, na sociedade limitada, é o total do capital social subscrito (é o montante de recursos que os sócios se comprometem a entregar para a formação da sociedade) e não integralizado.  Deste modo os credores poderão cobrar o que falta à integralização do capital social de qualquer um dos sócios, tendo o sócio, que sofreu a cobrança, direito de regresso contra o sócio titular das quotas não integralizadas. No caso de uma dissolução societária, seja total ou parcial, é ato jurídico (extrajudicial ou judicial), por meio do qual um ou mais sócios ser desvinculam de uma sociedade, levando consigo, em princípio, a parcela do capital social correspondente a sua participação societária.

        Para a regularização da sociedade são exigidos o cumprimento de alguns procedimentos.  A constituição de uma sociedade limitada se opera com a elaboração do seu contrato social, após isso devemos proceder com o registro do mesmo perante o órgão competente. As sociedades simples devem ter os atos constitutivos registrados no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, enquanto que as sociedades empresárias na Junta Comercial. A sociedade sempre terá que ter um administrador residente no país. Uma vez constituída, a sociedade precisará obter registros, licenças e autorizações perante os entes da administração pública para que possa exercer regularmente as suas atividades. Os principais são: Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; Alvará de licença para estabelecimento; Inscrição Municipal; Inscrição Estadual; Cademp; INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social; FGTS. Somente após o cadastro perante todos os órgãos fiscais será possível a emissão e obtenção de notas fiscais e o devido funcionamento da sociedade. O prazo para obtenção de registros é bastante variável, encontrando-se sujeito a disponibilidade e entendimento dos diversos órgãos mencionados.

ETAPA 2:

Passo 4:

Requisitos do contrato social:

- Objeto social: estruturação de redes de computadores, com uma inovadora tecnologia.

- Capital social: Fábio possui vinte mil reais, enquanto que Ricardo tem oitenta mil reais para o começo das atividades empresariais, mais vinte mil reais que poderá dispor em até doze meses.

- Tipo de sociedade: A fim de proteger o patrimônio de ambos os sócios podemos considerar que a responsabilidade das obrigações da sociedade seja limitada. Pois se o patrimônio social é insuficiente para responder pelo valor total das dividas que a sociedade contraiu na exploração da empresa, os credores só poderão responsabilizar os sócios, executando bens de seus patrimônios individuais, até certo montante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com