TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Dutch Flower

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

                

Questões Caso: The Dutch Flower Cluster

1. How did the Netherlands build the most competitive flower cluster in the world in a country with a cold and cloudy climate?

Apesar do fator clima não ser o mais perfeito para cultivar flores por meio de estufas, os Holandeses construíram casas de vidro e aqueciam utilizando o gás natural, permitindo o cultivo o ano todo. Desde o início houve uma evolução continua, na qualidade, e no desenvolvimento de novas variedades, que melhorou as características das flores ao longo das gerações.

A variedade das flores foi modificada para atender as necessidades dos produtores e comercializadores, deixando a vida da planta maior em cerca de 3 anos e em alguns exemplos flores como a rosa que demora até 8 meses para amadurecer enquanto as modificadas demoravam apenas 4 meses.

2. How has the Dutch cluster sustained its leadership position for so long? What changes took place?

Os Holandeses conseguiram sustentar a posição de liderança por possuírem um processo rigoroso, detalhista e sistemático na produção de seus produtos e adicionalmente tiveram um fator positivo que foi a expansão no seu mercado de atuação, além de entender o papel do segmento de flores em sua economia que representava cerca de 27% da agricultura Holandesa em 2008 e meio milhão de empregos, esses fatores em conjunto propiciaram essa liderança duradoura,

Outros fatores importantes foram: i) os investimentos em pesquisas e inovações, sempre acompanhando as mudanças em seu mercado de atuação e trazendo grande variedade e ideias que são de interesse do mercado, porém, sem perder a qualidade dos seus produtos e ii) as alianças feitas com cluster estrangeiros fornecendo suprimentos, serviços e conhecimento e com isso desenvolvimento seus produtos e melhorando a qualidade, ou seja, usando o concorrente para crescer e manter a liderança. iii) localização privilegiada tornando a Holanda um centro logístico (extensa rede logística, incluindo ferrovia e estradas com acesso internacional), onde os produtos do norte e sul poderiam ser armazenados. iv) Força de trabalho bem-educada e qualificada, onde quase 33% possuem algum diploma. v) O Cultivo em estufas de vidros permitindo a produção o ano todo com constante melhorias em eficiência energética e melhoria do solo.

3.Why has flower production internationalized over the last few decades?

3.1 How are the flower clusters in the various countries connected? 3.2 How do they compete?

Why has flower production internationalized over the last few decades?

A internacionalização da produção se deu principalmente pelo avanço na forma de transporte, sendo que a forma aérea aumentou muito a possibilidade de produção/comércio/venda internacional das flores produzidas em todos as localidades. As casas de leilão que atraiam compradores do mundo todo, que encontravam produtos de melhor qualidade e maior resistência ao tempo e comercializavam cerca 66% das exportações globais.

How are the flower clusters in the various countries connected?

Os clusters Holandeses, ajudaram outros países oferecendo (suprimento, tecnologia etc.) e contribuíram para a expansão da produção e comercio de flores nessas localidades.

How do they compete?

Mesmo com a ajuda dada aos seus pelos clusters, todos competem entre si, cada um com as suas vantagens e desvantagens e com isso chegamos ao fator preço/custo que é decisivo para a competição. Exemplo: A Colômbia não tinha necessidade de estufas para produção, devido ao tipo de clima naquele País, em contra partida, o custo de transporte chegava até 85% do custo total.

4. What are the challenges facing the Dutch cluster in 2011?

Os principais desafios são, ambientais, custos altos e redução no interesse por leilões.

Ambiental - Conforme a Sociedade evolui e se torna mais exigente, principalmente em relação às questões voltadas para a produção sustentável das flores, incluindo a exigência pela redução de fertilizantes, agentes químicos e de carbono.

Custos – Aumento no preço do gás natural, o impacto foi significativo, por conta da dependência dos clusters Holandeses para manutenção de suas estufas e com isso a capacidade de competição diminuiu drasticamente, uma vez que o custo para produção fez com que os produtos Holandeses se tornassem mais caros e passaram a sofrer muito com a competição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com