TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Fundamentais Para O Sucesso De Uma Empresa

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

No decorrer desse trabalho serão abordadas algumas questões fundamentais para o sucesso de uma empresa.

São eles: a importância da Matemática Financeira na vida de um administrador, o papel da Contabilidade na gestão das organizações, a situação tributária no Brasil, os tributos incidentes sobre uma empresa, a diferença entre Regime de juros simples e compostos e por último será abordado os conceitos sobre Equivalência de Capitais e Sistema de Amortização.

Com certeza essas temáticas aqui descritas são muito importantes dentro de uma organização, pois quando as mesmas são postas em prática as empresas obterão resultados satisfatórios.

2 DESENVOLVIMENTO

1) O conhecimento da matemática financeira é essencial na vida de um administrador, pois é com o seu auxilio, que a empresa atingi seus objetivos. Mas para que os resultados sejam alcançados, é necessário que o administrador tenha total domínio sobre cálculos, juros e o quanto a empresa está obtendo de lucros ou prejuízos.

Através da Matemática Financeira é possível mensurar os resultados por meio de analises, controles e cálculos, com o objetivo de analisar as variáveis financeiras e promover mudanças, a fim de se tornar uma empresa mais sólida nesse mercado tão competitivo.

Ela é muito útil em diversas situações: no controle de caixa, elaboração de planejamento, no controle de despesas da empresa, (onde torna vital na hora de calcular parcelamentos, prestações, pagamento de impostos), ajuda a medir quais opções resultará em prejuízo ou lucro para a empresa e sem contar na facilidade que ela proporciona na hora de montar seu fluxo de caixa.

A empresa que possui uma administração bem qualificada conseguirá aumentar e muito sua lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados fazendo com que se mais sólida e pronta para quaisquer eventualidades que possa surgir em sua trajetória.

2) A contabilidade tem um papel muito importante dentro da empresa, pois uma gestão competente oferece total tranquilidade para que ela tome decisões, sem qualquer risco de estar descumprindo seus compromissos com o fisco e burocracias em geral do Brasil. A contabilidade também ajuda a empresa a definir qual o melhor regime para efetuar suas contribuições, e a auxilia na abertura da firma e na operações trabalhistas, como por exemplo, a folha de pagamento e emissão de notas fiscais.

Seu objetivo é transformar e gerenciar dados contábeis, e sua responsabilidade é cuidar dos tributos e operações legais entre empresas e prestadores de serviços.

É através da contabilidade que a instituição sabe o valor de suas receitas, custos, rentabilidade, despesas e lucratividade.

Outros benefícios que ela oferece é o demonstrativo de resultados, balanço patrimonial, planejamento tributário, cálculo de ponto de equilíbrio, controle orçamentário, aplicações de recursos e controle financeiro e econômico da empresa.

A Contabilidade é fundamental para que a empresa esteja sempre saudável nos planos econômicos e financeiros, auxiliando a alavancar os negócios e não correndo o risco da inadimplência.

3) É perceptível o quanto é elevado nossa carga tributária e o quanto ela dificulta o crescimento do país. Segundo estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o Brasil ocupa a 30ª posição dos países com maior carga tributária, sendo que entre esses trinta primeiros colocados, o Brasil é o que menos dá retorno para sua população.

Este impacto é maior ainda sobre o setor empresarial, devido aos custos de produção e comercialização de seus produtos, ou seja, com os custos cada vez maiores para produzir, seus produtos perdem diante da concorrência dos importados. Com isso as empresas acabam encontrando alguns obstáculos quando o assunto é manter o pagamento dos impostos em dia. Isso acontece porque existem muitos tributos a serem pagos, desencadeando uma série de problemas nos setores de exportações, investimentos, produções, contratações e entre outros.

Segundos especialistas, a quantidade de impostos pagos pelo contribuinte torna complexa a administração, pois prejudica o cidadão ao saber exatamente como é feita as cobranças dos mesmos e acaba estimulando-o à sonegação, e ao trabalho informal.

Talvez uma reforma tributária ajudasse a solucionar esse problema no país, mas enquanto isso não acontece, ainda é possível contar com a ajuda de parcelamentos das dívidas, que por sinal tem previsão legal nos artigos do Código Tributário Nacional, o bom é que enquanto ativo esses parcelamentos, o débito não pode ser levado à execução, mas é claro, que essa medida é temporária e está longe de sanar o problema, é só mais uma maneira de adiar a solução.

A verdade é que o país vem enfrentando momentos difíceis na economia e acaba super taxando os impostos. Está na hora de haver uma mudança, precisamos de um sistema mais simplificado e transparente, onde seus contribuintes paguem por taxas justas, transformando as em direitos atendidos.

4.1) Em minha região existe uma empresa que se destaca em seu seguimento, é considerada de médio porte, e suas atividades são voltadas para o setor têxtil.

4.2) Os tributos incidentes sobre o faturamento dessa empresa são: PIS, COFINS, ICMS e INSS. E os tributos incidentes sobre o lucro são: IRPJ e CSLL.

5) A diferença entre Regime de Juros Simples e Regime de Juros Compostos é que o Juros Simples são aqueles aplicados sobre um saldo devedor constante, ou seja, os juros são sempre iguais. Geralmente os juros simples são aplicados em situações de curto prazo ou quando a dívida será paga no final de um determinado período. Já no regime de juros compostos, os juros são somados ao saldo devedor fazendo com que os eles aumentem cada vez mais, conhecido como juros sobre juros. O crescimento neste caso é exponencial. Os juros de cada período são calculados sobre o montante de período anterior. Esses juros oferecem uma maior rentabilidade quando comparados ao Regime de Juros Simples.

Observe o gráfico abaixo ilustrando a diferença:

Podemos observar no gráfico, que a linha azul representa um valor corrigido pelos juros compostos, onde podemos perceber que faz uma curva e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com