TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Comunicação Empresarial

Por:   •  21/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Administração- manhã

Comunicação empresarial

Professor: Newton Claizoni Moreno de Melo

Aluna: Raíza Joana do Nascimento

1º exercício escolar

A diversidade de concepções teóricas que permite enxergar com riqueza o panorama da comunicação nas organizações

A informação e a comunicação sempre foram fortes aliadas nas organizações e faz parte da estratégia empresarial. É necessário entender um pouco mais dessa aliada para o desenvolvimento das organizações, pois no momento em que o mundo está passando em que a competitividade está cada vez maior e com uma avalanche de informações onde a sociedade está passando por várias transformações e novas reflexões sobre tudo ao seu redor , quem não busca entender esse contexto ficará para trás .

Pensando na comunicação organizacional como estratégia que pode gerar mudanças significativas em todas as áreas de uma empresa gerando atitudes inovadoras, reflexões sobre o funcionamento da organização e gerando conhecimento sobre os objetivos e cultura da empresa. As atividades gerenciais estão se modificando consideravelmente no últimos anos e essa mudança se deve principalmente a globalização fazendo com que haja reflexão sobre o meio ambiente, consumo consciente, relações sociais e as diferenças entre os públicos consumidores, fornecedores e sociedade. Através deste novo contexto a comunicação empresarial deve pensar em novas abordagens para atingir o público interno e externo.

O meio com que a comunicação tradicional realizava a sua abordagem era focado em modificar pensamentos, induzir ações e manipular as atitudes dos funcionários visando controlá-los para atender as expectativas de crescimento organizacional. Com o advento da globalização e crescimento da internet as informações estão chegando aos diversos públicos de forma bastante acelerados, então a abordagem tradicional da comunicação já se esvaziou, não se pensa mais em manipular ou induzir mudanças mas em trocar informações, novos entendimentos e necessidades visando atitudes racionais por parte de todas as pessoas interna e externamente das organizações quer seja pública ou privada.

A comunicação não é somente um método para vender os produtos de uma empresa ou dizer o que o funcionário deve fazer, mas também deve ser o meio pelo qual a organização vai se relacionar com público externo mostrando quais são os seus interesses como empresa e perante a sociedade e a relação que ela possui com seus funcionários e o meio ambiente . A comunicação empresarial vai mostrar a cara da organização os valores que ela possui o que ela expressa através de suas atividades e produtos. se faz necessário entender que a comunicação deve abranger todos os setores de uma empresa de forma horizontalmente e verticalmente e deve se tornar uma estratégia de todos os colaboradores de forma que a cultura organizacional seja compreendida e inserida na vida dos colaboradores e que seja levada para um contexto além das paredes da empresa a comunicação é a essência da organização .

Tornar a comunicação como a identidade da empresa é um desafio grande para os gestores mas se faz necessário para o sucesso ou derrota de um empreendimento . não se pode pensar que a comunicação é apenas uma teoria que utiliza de canais para informar o que se quer expressar para os seus receptores , utilizar uma área para fazer esse papel se torna um meio ineficaz para difundir os valores organizacionais. vários profissionais podem ter esse papel de difundir as informações e tornar a comunicação democrática permitindo que todos possam se expressar, trocar ideias e que existe um diálogo entre todos os funcionários de forma a torná-los cŕticos e questionadores de suas funções e se sinta como parte da empresa essa visão humanizada dos profissionais é parte muito importante da comunicação eficaz e também mostra para os consumidores a identidade da empresa e o relacionamento com os seus clientes deve ser de pleno respeito e diálogo.

O papel da liderança informal na comunicação interna

A estratégia organizacional que insere a comunicação como forma de levar os valores e cultura da empresa para o ambiente interno e externo requer que seja entendido como essencial para o crescimento e bom funcionamento de todos as áreas da organização e como parte importante da visão humanística dos colaboradores e suas atividades, fazendo os sentir como integrantes da empresa e que são ouvidos e compreendidos. Uma ferramenta bastante eficaz é o líder informal que é o receptor das informações passadas pelos outros funcionários e será levada para aos gestores e executivos da empresa.

Os múltiplos setores dentro de uma organização faz com que se criem subdivisões em que muitas vezes os funcionários fiquem separados por muito tempo, o que pode limitar um pouco a percepção da organização como um todo. Se faz necessária a comunicação interna para diminuir esse processo de separação e incorporar os valores da empresa na visão de todos os colaboradores.

O líder informal é um forte aliado da organização pois ajudará aos líderes formais a entender quais são as necessidades dos funcionários e trará quais são os objetivos da organização. A troca de informações, a oportunidade de diálogo e das inquietações de forma mais íntima é bem mais eficiente . No mundo globalizado em que estamos vivendo cada vez mais as empresas querem passar para a sociedade a função social para com o crescimento dos seus funcionários de modo ao vê los como um ser com aspirações, necessidades, frustrações e desejos.

A comunicação interna vem para unir os interesses da empresa para com os interesses dos colabores obtendo com isso harmonia e crescimento para ambos os lados desse contexto. A cultura organizacional deve ser passada para os funcionários de forma que essa cultura também seja o lema deles e que as informações dos líderes sejam mais transparentes possíveis mantendo todos cientes do que se passa dentro da organização.

Mesmo possuindo várias formas de se transmitir e obter informações, muitas vezes não existe comunicação, somente algumas informações chegam aos funcionários e isso pode impactar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com