TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Você tem força de vontade?

Por:   •  20/9/2018  •  Monografia  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Missão

A missão da organização pode ser definida como um conjunto de valores e ideologias com a finalidade de satisfazer as necessidades do ambiente externo. A missão é a razão de a empresa existir.

Como posso satisfazer as necessidades do ambiente externo sem definir exatamente aquilo que procuro oferecer?

Se a missão da organização não estiver clara, podem surgir vários problemas internos e externos. No ambiente externo, o cliente pode ficar confuso quanto ao propósito da empresa (ex.: oferecer um produto no mercado cujos valores não estão totalmente de acordo com os valores da empresa); no ambiente interno, pode causar falta de conexão e sinergia da equipe (ex.: atritos provenientes da incompatibilidade de valores do colaborador para com a empresa e seus membros).

Algumas perguntas que podem ajudar a definir a missão da organização são: por que a empresa existe? Qual é a sua função no mercado? Quais aspectos são imprescindíveis e definem a organização?

A missão irá definir como as pessoas enxergam a organização, o que esperam que ela faça e de qual modo irá contribuir para satisfazer suas necessidades.

Definir a missão da organização é tão importante quanto definir os valores da organização. Os valores são a chave para conquistar colaboradores mais comprometidos e engajados com os objetivos da organização.

Visão

A visão organizacional define o que a organização deseja ser no futuro. A visão é o que move a organização, sendo um ponto de partida para que se estabeleça um senso de direção. Parceiros e colaboradores precisam estar envolvidos com a visão da organização e, apesar das dificuldades, se comprometerem com ações adequadas para atingir o objetivo comum traçado.

Com a visão organizacional definida, fica mais fácil também encontrar as mudanças necessárias, possíveis eventualidades e soluções efetivas em prol da concretização do objetivo. Podemos citar um exemplo de uma empresa fictícia no setor de papelaria que tem a seguinte visão organizacional: “Ser a empresa no 1 como referência de artigos para papelaria na América Latina e se consolidar no mercado internacional”.

A visão estratégica, além da organizacional, também é importante para a organização, pois é um meio pelo qual a organização investirá em seus colaboradores.

Visão estratégica

Como já falamos, é evidente hoje em dia o grande avanço tecnológico, além das constantes mudanças e das rápidas adaptações. A visão de que o funcionário tinha apenas um único objetivo dentro da organização, realizando apenas funções automatizadas, ficou no passado. Na atualidade, as organizações buscam colaboradores que participem da gestão e do alinhamento estratégico da empresa, incluindo cada vez mais no contexto organizacional equipes de alto desempenho, entendendo que, para alcançar o sucesso, é preciso definir uma visão estratégica.

Para criar uma visão estratégica, é necessário imaginar onde a organização deseja estar futuramente (ex.: liderar o mercado de venda de alimentos naturais). Para atingir esse objetivo, é preciso investir em um planejamento estratégico que torne esse objetivo atingível no tempo previsto.

A visão estratégica também permite que a organização invista nos seus colaboradores, deixando-os mais satisfeitos e obtendo melhores resultados.

Alinhados à essa visão estratégica e à cultura da organização, os colaboradores precisam criar modelos que alcancem a agilidade global, a competitividade, o foco em resultados excedentes e a capacidade de fácil adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (760.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com