TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

REDAÇÃO EMPRESARIAL

- ELEMENTOS IMPORTANTES DA ESCRITA

- HARMONIA – Mensagem harmoniosa é elegante e soa bem aos ouvidos.

Fatores que interferem negativamente na harmonia

  1. Aliteração – Repetição do mesmo fonema (Certo de seu sucesso o sucessor fez a seguinte assertiva)
  2. Hiatismo – Consiste na emenda de vogais, sendo que uma prática que produz som pouco claro (Obedeço à autora da minha vida)
  3. Cacofonia – Sons grotescos ou até confusos (O ingresso custa R$ 50,00 por cada.)
  4. Rima – Consiste na musicalidade produzida pela repetição de letras ou palavras.

A RIMA É INACEITÁVEL NA REDAÇÃO OFICIAL.

  1. Repetição de palavras – Repetição exagerada de termos em um texto. (O cachorro do Rafa se chama LULU, LULU é muito ativo, LULU é muito esperto).
  2. Excesso de “que” – Solicitei-lhe que remetesse as notas que faltam a fim de que eu possa arquivar os documentos que faltam.

- CLAREZA – Ser direto na construção das sentenças, linguagem simples e sem excesso de palavras.

Princípios que facilitam a  clareza: E        vitar  períodos longos e palavras desnecessárias; escolher verbos com força significativa, usar palavras de fácil compreensão ao leitor.

- COERÊNCIA – Os textos devem estar organizar-se de forma ordenada, com início, meio e fim. Seguir uma ordem cronológica dos fatos, seguir uma ordem lógica, isto é, escrever  com coerência de raciocínio e de idéias. Seguir uma ordem espacial.

- CONCISÃO – Informar ao máximo com economia de palavras, eliminando termos supérfluos. Deve-se evitar períodos extensos. (Planejar o que se escreve, evitar comentários demasiados, economizar palavras e frases, retirar idéias excessivas)

Para que um documento seja escrito de modo claro, há perguntas que devem ser feitas: O que comunicar? como fazer? Para quem?

Pecados do estilo empresarial – eliminar vícios de linguagem, os quais tornam o texto monótono, pesado e ultrapassado, evitar sons repetidos.

Tautologia – Consiste em dizer duas ou mais vezes a mesma coisa, é um  processo de repetição.

Circunlóquio  e Perífrase – Consiste em dizer em poucas  palavras o que se poderia dizer em uma só

Pecados estilo empresarial – frases longas e emprego do verbo no gerúndio.

Frase ideal para a comunicação deve ser breve, incisiva, direta e elegante e para isto é necessário que haja uma boa revisão do texto, com cortes, se necessário.

TIPOS DE DOCUMENTOS:

ATA: Documento de valor jurídico , no qual são registrados fatos, decisões e resoluções de uma assembléia, sessão ou reunião. Registro em livro adequado, conforme a lei, todas as páginas são numeradas. Na primeira página consta o termo de abertura e na última o termo de encerramento.

ATESTADO: documento oficial em que se certifica, afirma, assegura, demonstra a verdade a respeito de um fato, refere-se a situações transitórias. REPARTIÇÕES PÚBLICAS, FORNECEM ATESTADOS E NÃO DECLARAÇÕES.

CARTA-COMERCIAL: correspondência utilizada pela indústria e pelo comércio para solicitar providências, encaminhar propostas, informar, etc.

CARTA-CIRCULAR: o conteúdo, cujo interesse é geral, é direcionado a várias pessoas simultaneamente. È importante que a carta-circular seja escrita de modo que o destinatário tome-a como exclusiva a si.

DECLARAÇÃO – é um documento semelhante ao atestado e não pode ser expedido por órgão público.

MEMORANDO – ou comunicação interna (CI) , é a correspondência informal e interna de uma organização. Vem sendo substituído pelos e-mails. Pode ser utilizado entre setores de uma empresa.

MEMORANDO OFICIAL – correspondência interna entre diretores, chefes de seção e autoridades de um mesmo órgão ou entre órgãos.

OFÍCIO – correspondência utilizada entre autoridades públicas para tratar de assuntos entre subalternos e superiores nos órgãos da administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com