TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO SOBRE AS ESTRUTURAS DE MERCADO, MONOPÓLIO

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIP

DICIPLINA: ECONOMIA E MERCADO

ALUNA: / RA: F25AIA-0

REDAÇÃO SOBRE AS ESTRUTURAS DE MERCADO, MONOPÓLIO, OLIGOPÓLIO DO LIVRO DO VASCONCELLOS E ROSSETTE.

As varias formas de estruturas de mercado dependem fundamentalmente do numero de empresas nesse mercado, o tipo de produto e se existem ou não barreias ao acesso de novas empresas nesse mercado. A maior parte dos modelos existentes pressupõe que as empresas maximizam o lucro total, o que, corresponde ao nível de produção no qual a receita marginal se iguala ao custo marginal. E essa é a hipótese da teoria tradicional ou marginalista.

A concorrência perfeita é a estrutura de mercado onde um elevado número de consumidores interage com um elevado número de vendedores ou produtores que comercializam um produto, no entanto os preços são definidos pela interação das forças de oferta e de demanda existentes. Assim, cada agente econômico é incapaz de isoladamente afetar o preço do produto. Lembrando que esse produto possui um substituto próximo, porém não são substituídos totalmente, com isso dependerá do conjunto de agentes, suas ações e reações no desenvolvimento dos bens\serviços, no entanto para que a concorrência perfeita ocorra, fazem-se necessárias algumas condições como: mercado atomizado, produtos homogêneos, a inexistência de barreiras para o ingresso de empresas no mercado e a transparência de mercado. Uma das características do mercado em concorrência perfeita é que, no longo prazo, não existem lucros econômicos ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário. É importante ressaltar ainda que na realidade este tipo de mercado não existe logo o que mais se aproxima dos padrões preestabelecidos seria o mercado de produtos hortifrutigranjeiros.

O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas ás da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário dominando inteiramente a oferta, de um lado e todos os consumidores do outro lado. Desta forma não há concorrência neste produto, nem outro substituto. Logo os consumidores se submetem ás condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixam de consumir o produto.  A estrutura da demanda a empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. Enquanto na concorrência perfeita a demanda para a firma é dada além de ser uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta como uma curva de demanda negativamente inclinada. A demanda do mercado monopolista tende a ser inelástica, então quando o preço se elevar, haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que aumenta a receita total da empresa. Mas isso não quer dizer que o monopolista pode aumentar os preços indefinitivamente, pois se o preço se elevar em demasia pesará muito no orçamento dos consumidores que iram consumir menos o produto. No monopólio existem algumas barreiras de entrada que impedem a entrada de novas firmas no mercado, sendo elas: monopólio puro, patentes e controle de matérias-primas básicas.

O oligopólio se caracteriza devido a pouco fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado, e sendo sensíveis a mudanças de preço no mercado, representando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade,

 garantia a fidelização ou a imagem, não tanto ao fator preço. Uma tendência dentro deste tipo mercado é a formação do cartel, um acordo entre esses poucos fornecedores que irá manter o preço de seu produto em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, desta forma originando uma situação bastante semelhante à do monopólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com