TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As informações  referente  as obras consultadas devem ser padronizadas de acordo com a Norma para Elaboração de Referências Bibliográficas – NBR 6023/2002, da ABNT.

As regras  Gerais de Autoria são : pessoal, institucional e por evento.

Autoria pessoal

 Inicia-se pelo último sobrenome em letras maiúsculas, seguido dos prenomes.

Exemplos:   RAMOS, Marília Queirós da Silva.

Sobrenomes ligados por hífen.

Exemplo:   SCHERER-WARREN, Ilse.

Sobrenomes que indicam parentesco.

Exemplos:  MACHADO NETO, Antônio Luis.

 Os documentos elaborados por até 3 autores, mencionam-se os nomes de todos na mesma ordem em que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula.

Exemplo:  BASTOS, Lília da Rocha; PAIXÃO, Lyra; FERNANDES, Lucia Monteiro.

 Para os documentos elaborados por mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al. (= e outros).

Exemplo: GUIMARÃES, Eduardo Augusto A. et al.

  Os documentos elaborados por vários autores, que possuam um responsável intelectual ou mais em destaque (organizador, coordenador etc), são referenciados pelo nome desse(s) autor(es), seguido(s) da abreviatura pertinente, no singular.

Exemplo: MIRANDA, Edilson; GONÇALVES, Ana Lúcia (Org.)

 Autoria Institucional e por Evento

Para  obras de autoria administrativa ou legal, entrar diretamente pela entidade, em caixa alta.

Exemplos: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Biblioteca Central.

Entrada por Título:

As obras que não possuam autoria definida têm a entrada pelo título da publicação. A primeira palavra deve ser impressa em letras maiúsculas.

Exemplos: ECONOMIA regional.

 Referenciando ,Livros, Teses e Eventos:

* Publicações Avulsas no Todo

Destacam-se: os livros e folhetos, dissertações e teses, congressos, conferências, encontros etc.

 Livros e folhetos - Devem ser referenciados da seguinte forma:

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, data. Número de páginas ou volumes. (nome e número da série).

Exemplo: ENRICONE, Délcia et al. Planejamento de ensino e avaliação. 10.ed. Porto Alegre: Sagra, 1984. 306 p. (Série Didática, 3)

 Dissertações e Teses - Referenciam-se da seguinte maneira:

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração) - Instituição, local.

Exemplo:        RIBEIRO, Ana Clara Torres. Rio-metrópole: a produção social da imagem urbana. 1988. 2 v. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo.        

        COHEN, Tamara Tania. Renovação urbana: um estudo de caso da EMURB. 1979. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

 Congressos, Conferências, Encontros e Outros Eventos Científicos

NOME DO CONGRESSO, n.º., ano, local de realização (cidade). Título... subtítulo. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes.

Exemplo: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 2., 17., 1994, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: FEBAB, 1994.

        SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE UNIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE, 4, 1990, Florianópolis. Anais...Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1990. 361 p.

        ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 4., 1991, Salvador. Novas e velhas legitimidades na reestruturação do território: anais do IV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro: ANPUR, 1991. 671 p.

 Capítulos de livros e trabalhos de eventos:

 Capítulos de livro

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Número de edição. Local de publicação (cidade): Editora, data. Indicação de volume, capítulo ou páginas inicial-final da parte.

Exemplo:        PIQUET, Rosélia P. da S. A avaliação de projetos como um novo campo de pesquisa. In: LAVINAS, Lena; CARLEIAL, Liana Maria da Frota; NABUCO, Maria Regina (Org.). Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil. São Paulo: ANPUR/HUCITEC, 1993. p. 97-108.

Atenção: O título da obra que deve ser ressaltado (negritado) é aquele no qual o capítulo ou parte citada está incluído.

 Trabalhos apresentados em Eventos

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, n.º, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo. Local da publicação: Editora, data. Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo:        SANTOS, Milton. Involução, metropolização e economia, segmentada: o caso de São Paulo. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E REDE URBANA: Perspectivas dos anos 90, 1990, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1990. p.12-45.

 Coleções de revistas, fascículos e artigos de periódicos:

 Publicações Periódicas Consideradas no Todo

A referência de toda uma coleção de periódicos do mesmo título é utilizada basicamente para elaboração de bibliografias, catálogos de editoras e bibliotecas. Compõe-se de:

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local de publicação (cidade): Editora, ano do primeiro volume. Outras informações.

Exemplo:        CADERNOS IPPUR/UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1986 - . Irregular. ISSN: 0103-1988.

 Partes de Publicações Periódicas (fascículos)

Referencia-se o(s) fascículo(s) de uma coleção quando a consulta efetuada abrangeu todo ou quase todo(s) o(s) exemplar(es).

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): Editor, volume, número, mês, ano.

Exemplos:        NOVOS ESTUDOS. São Paulo: CEBRAP, n.39, jul. 1994.

        JOURNAL OF ORGANIC QUEMISTRY. Washington: American Quemical Society, v.59, n. 19-21, Sept.-Oct., 1994.

 Artigos de publicações periódicas:

 Artigo de revista –

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação (cidade), n.º do volume, n.º do fascículo, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com