TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO REFERENTE OS SEMINÁRIOS APRESENTADOS EM SALA

Por:   •  9/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS
TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO COM FOCO EM NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR: JOÁCIO COSTA
ALUNA: ROSÁLIA OLIVEIRA DA SILVA

RELATÓRIO REFERENTE OS SEMINÁRIOS APRESENTADOS EM SALA

PATOS/PB
ABRIL/2016

TIPOS DE NEGOCIAÇÃO

Tempo e Informação

Tempo

Na negociação o tempo deve ser cuidadosamente analisado, verificando-se como ele afeta o processo, o tempo deve ser ponto de apoio para se projetar o negócio e a satisfação dos envolvidos. O limite do tempo é definido por quem negocia, se tornando mais flexível do que se imagina. Como produto de uma negociação, os prazos também podem ser negociáveis. Quanto mais próximos do fim, maior é a pressão do tempo, a tensão de fazer concessões para a realização de um acordo, que tenderá a não ser tão satisfatório.

O tempo é um fator de grande importancia no processo de negociação, funciona como um determinante para que as coisas aconteçam de forma igualitaria para ambas as partes, não podendo um se exceder mais do que outro. É preciso que ambas as partes estejam cientes dos tempos estabelecidos no momento da negociação para cumprirem seus prazos m dia na tentativa de não sofrerem perdas que impossibilitaram novas negociações ou prejudicaram seus objetivos e metas num futuro próximo. A maneira como se utiliza o tempo é essencial para o sucesso.

INFORMAÇÃO

A informação na negociação é importante para obter detalhes de quem será envolvido no processo, estando esta relacionada com o poder de conhecer as necessidades. Raramente se inicia uma negociação conhecendo profundamente todas as necessidades, interesses e propriedades das pessoas envolvidas.

Outra importante ferramenta no processo de negociação é a informação. Conhecer ambas as partes, suas necessidades, suas reais intenções, que elas esperam ganhar, o que estão disposta a perder e vários outros fatores, são imprecindiveis para uma boa negociação. Nem semore é possivel conhecer totalmente as partes de forma tão clara. Mas geralmente num processo ambas dão sinais de suas reais necessidades  intenções, bem como seus objetivos e metas. É preciso estar atento a esses sinais e conseguir aproveita-los da melhor maneira possivel. A informação pode mudar o rumo da negociação e o tempo que essa busca envolve pode favorecer ou não a qualidade das informações conseguidas.

PODER

A palavra poder por si só transmite uma ideia de superioridade, capacidade de fazer, exercer controle, dispor de força, autoridade, ocasião ou oportunidade de, ter direito, poder físico (matar, vencer...). Algo que soa conotações negativas.

O poder nem sempre é algo ruim, é preciso transforma-lo e fazer dele algo que possibilite conseguir algo desejavel atraves dele.

Dentre os poderes, podem se destacar:

PODER DA MORALIDADE

Vindo desde criança e transmitido, pela família, pela escola, sendo geralmente o que mais influencia a vida ética e moral de um ser humano.

PODER DA ATITUDE

Não se preocupar e nem criar situações desnecessarias durante a negocação. Conseguindo assim mais energia e disposição para as outras atividades de modo a transmitir mais confiança.

PODER DA CAPACIDADE PERSUASIVA

Este último aspecto tem uma importância fundamental, pois mesmo que os dados e a lógica utilizados pelo negociador sejam incontestáveis, se a aceitação não satisfizerem as necessidades e os desejos do oponente de nada valerá o processo de negociação.

É preciso conduzir todo o processo de modo que ao final, a outra parte compre de fato o que se está sendo apresentado, para só assim se chegar a um acordo entre as duas. Apenas discursos bonitos não sustentam e nem firmam uma negociação. É preciso convencer de fato, para se chegar ao que deseja. Através de argumentos fundamentados e sólidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com