TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Referente ao Contrato de Mandato

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

                           Relatório referente ao contrato de mandato

De acordo com o artigo. 659 do Código Civil de 2002: “A aceitação do mandato pode ser tácita, e resulta do começo de execução”. É um contato típico, vigente, onde o Código Civil apresenta um rol de formas de aperfeiçoamento para que assim possa ser valido. Sendo uma dessas formas como requisitos fundamentais, o consentimento da parte (mandante), por ser um contrato personalíssimo, não solene, em regra gratuito e unilateral. Essa forma de aceitação tácita só é admissível nos casos em que a lei não exija mandato expresso.

Artigo 656 do Código Civil de 2002 cita:

“O mandato pode ser expresso, tácito, verbal ou escrito”.

A procuração por instrumento público é exigido pela lei em poucas situações concretas como no caso: de interesse de menores relativamente incapazes, absolutamente incapazes, assistidos e representados pelo responsável legal, pessoas que não possam ou não saibam ler sendo realizado a rogo, compra de imóveis com o valor superior á taxa legal, interesse de cegos. Mesmo nessas situações pertinentes o poder judiciário autoriza com base no CC de 2002, o substabelecimento mediante instrumento público. Com conformidade com o artigo 655 do Código Civil, “Ainda quando se outorgue mandato por instrumento público, pode substabelecer-se mediante instrumento particular”.

O substabelecimento poderá ser com reserva ou sem reserva de poderes. Com reserva de poderes, o substabelecido limita poderes pelos quais foram passados a outrem. Já sem reserva de poderes, o substabelecido repassa todos os poderes dele para outrem, ou seja, retira totalmente os poderes anteriores conferidos e aceitos a ele.

Segundo o artigo 661 do Código Civil brasileiro: “O mandato em termos gerais só confere poderes administração”. Paragrafo primeiro. Para alienar, hipotecar, transigir ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administração ordinária depende a procuração de poderes especiais e expressos.

De acordo com o artigo supracitado, o poder de transigir é necessário que esteja incluso na procuração passada do mandante para o mandatário. O poder especial é restrito ao negócio especifico no mandato como exemplo, venda de imóvel, não podendo ser estendido a outros. O mandato especial nesse caso o de transigir, só autoriza de um ato ou outros se estiverem especificados no instrumento praticado entre as partes.

Com fundamento no artigo 656 do Código Civil, o mandato pode ser tácito, expresso, verbal ou escrito. Além desses específicos em lei, o mandato poderá ser gratuito, remunerado conforme o artigo 658, judicial ou extrajudicial artigo 692, simples ou empresarial e quando for outorgado para mais de uma pessoa, pode ser conjunto, fracionário, sucessivo ou solidário. Podendo ser realizado de diversas formas o contrato de mandato previsto em lei.

         PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO- APELAÇÃO- 0004798-79-2013-8-260347- SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO – 26 CÂMARA.

EMENTA: Cobrança de honorários advocatícios- Revogação de mandato- Pagamento pelos serviços prestados até então- Necessidade- Atuação parcial dos patronos no processo- Proporcionalização do valor cobrado- Sentença bem fundamentada- Parcial procedência mantida- Apelo e agravo retido improvido.

                         Relatório pertinente ao contrato de mandato

   O devido acórdão analisado refere-se a um contrato de prestação de serviço advocatício, por meio do qual a apelante ora ré, Aparecida Pereira dos Santos, através de um contrato subsidiário de mandato, outorgou poderes para os advogados ora autores apelados, Karla Cristina Trindade Fernandes, Ozana Aparecida Trindade e Leandro Luiz Nogueira. Comprometendo-se a pagar a importância de 30% da vantagem auferida, em favor dos autores, em decorrência de uma ação de reconhecimento de união estável de bens, no qual a requerida é parte.

Artigo 653 do Código Civil: Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.

Artigo 654 do Código Civil: Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.

Paragrafo primeiro. O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.

 Até então todos os requisitos pertinentes ao mandato estavam de acordo com o Código Civil. Entretanto, em pleno andamento do processo o mandante decide revogar o mandato, e optar em ter como representante outro advogado, para então resolver a lide pelo qual a mesma fazia parte. Fato este permitido por lei, conforme previsto no artigo 682 do Código Civil:

Artigo 682 do CC. Cessa o mandato:

Inciso I – pela revogação ou pela renúncia.

Cabendo a parte prejudicada socorrer-se do poder pertinente, ou seja, poder judiciário, para que possa através do poder coercitivo do Estado representado pelo juiz, garantir seus direitos, nesse caso honorários advocatícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com