TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO COM RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 3]

VBN TELECOM

RELATÓRIO COM RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA

Março/2019

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Pedro Luís Prearo Lima

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: ONL018B9-ZOGEBU12T1


Tópicos desenvolvidos

Esse relatório abordará aspectos importantes e atuais sobre a adoção de práticas consistentes e produtivas de Ética, Responsabilidade Social e Governança, que podem apoiar a empresa em voga na relação com seus stakeholders, colaboradores e na sociedade em que está inserida, porém são princípios que podem ser utilizados em qualquer contexto econômico-social. Este relatório é composto pela seguinte estrutura:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos.
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade.
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

Para falarmos de gestão sustentável de uma empresa, é preciso entender a origem do tema e seus desdobramentos. O tema começa a ganhar importância e forma durante a década de 1970, nos movimentos sociais que lutaram pela preservação do meio ambiente. Uma das principais causas apontadas na época para a degradação do planeta era o ritmo do desenvolvimento econômico atingido pelas sociedades industrializadas, que chegava a níveis inéditos. A população aumentava vertiginosamente e o consumo idem; como consequência mais e mais recursos naturais eram degradados e o problema com o planeta só aumentava.

Com o passar do tempo, a palavra “sustentabilidade” passou a ser utilizada de uma forma mais abrangente. Uma de suas definições, presente no relatório de 1987 da Organização das Nações Unidas, diz: “é a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem suas próprias necessidades”. Assim, sustentabilidade nos termos atuais é algo que prioriza o bem-estar do ser humano, não somente hoje, mas sempre. E este conceito abrange todas as facetas que cercam o indivíduo e que são responsáveis pelo seu bem-estar – através dos vieses Econômico, Social e Ecológico.

A gestão sustentável é uma solução inteligente para a realização de negócios, com vistas a assegurar a sua durabilidade, um crescimento sólido e a obtenção dos resultados previstos — seja em curto, médio ou longo prazo. Trata-se de uma excelente oportunidade de efetuar negócios que geram um aumento dos lucros calcado na sustentabilidade. Em outras palavras, é uma forma de as empresas se manterem vivas e prósperas, competindo vantajosamente no mercado, com o intuito de assegurar que, no futuro, as pessoas e as organizações continuem a usufruir dos recursos naturais. Independentemente do tamanho da empresa, a adoção de práticas sustentáveis permite o acesso a benefícios que seriam, de outro modo, inatingíveis.

Uma organização que alcança esse patamar adquire uma competitividade ímpar no mercado: ela ganha respeito, credibilidade e confiança perante os consumidores e demais stakeholders. Afinal, o negócio se mostra responsável e ético com todos com quem a companhia se relaciona — direta ou indiretamente. Tal percepção é imensamente positiva, sobretudo na consolidação da imagem da marca.

Desta forma a VBN Telecom está interessada em rever alguns aspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral. Rever conceitos obsoletos que poderiam estar abusando da individualidade do indivíduo que de alguma forma tem interação com a empresa pode ser a chave para que a empresa tenha ganhos diretos com sua imagem e reputação perante os clientes atuais e como o público em geral, atuando também em novos potenciais clientes.


Desenvolvimento

A administração de empresas ainda enxerga como necessário o crescimento contínuo das organizações. Não levar este tema em conta é aceitar o ciclo de vida de um ser humano, por exemplo, que nasce, cresce, desenvolve-se, envelhece e morre. Assim, gerir uma empresa e fazê-la crescer e manter-se passa pela sua capacidade de se adaptar a ambientes sob intensa e constante mudança.

Neste contexto a gestão sustentável é uma necessidade emergente para tornar o planejamento estratégico das empresas mais funcional e dinâmico. Esta abordagem é muito importante para se empreender uma visão corporativa alinhada às demandas específicas dos tempos atuais.

Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade

No passado era somente obrigatório para empresas públicas possuir um programa claro e detalhado de integridade (ou compliance). Tempos depois empresas de capital misto e corporações que fossem fazer negócios com empresas públicas também tiveram que se adequar em diversas resoluções e códigos de conduta. Atualmente não é mais somente uma “boa prática”, mas mandatório para qualquer empresa adotar pelo menos alguns elementos de um programa de integridade de forma a mitigar riscos operacionais e financeiros, auditar seus administradores e dar transparência de suas operações ao público em geral.

Com o advento da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), também empresas menores precisarão instituir programas de integridade de forma a evitar que seus colaboradores corrompam ou sejam corrompidos. Entretanto é necessário salientar que, por mais completo que seja um programa de compliance, ele sozinho nunca será capaz de banir completamente a incidência de situações irregulares; entretanto ele precisa ser efetivo para apoiar a empresa na identificação de problemas, permitindo correções rápidas e saneadores de forma ágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (501.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com