TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS – ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA

Por:   •  20/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS – ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA

 Descrição das ações empresariais que podem contribuir para a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade para empresa de Telecomunicações VBN.

Agosto/2019

[pic 4][pic 5][pic 6]

Elaborado por: DM

Disciplina: Etica e sustentabilidade

Turma: GEMP_03 - MBA Executivo: Gestão Empresarial


Tópicos desenvolvidos

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

A empresa de telecomunicações VBN está interessada em rever alguns aspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral.

Essa consultoria que será feita tem como objetivo a adoção de boas práticas no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança, para este trabalho será usada a linha de pensamento do sociólogo Richard Sennett, que entende como falta de respeito ou desrespeito a situação em que as pessoas não são ouvidas nem consideradas seres humanos plenos, sugerindo alternativas a muitas das relações sociais humanas adotadas em nosso século.

Hoje as empresas vivem um grande dilema de como alcançar o objetivo econômico, pois deve gerar lucro versus o objetivo social, para isso desenvolveremos o estudo para que a emrpesa alcance seus objetivos sendo que esta deve estar aberta para receber inputs dos colaboradores e da sociedade se necessários para que a tomada de decisão seja acertiva e dê os resultados esperados.

Para isso a proposta será baseada nos P´s:

P – Pessoas

P – Performance

P – Profit (Lucros)

Desenvolvimento

Para este assunto concordamos com o pensamento do sociólogo Richard Sennett, que entende como falta de respeito ou desrespeito a situação em que as pessoas não são ouvidas nem consideradas seres humanos plenos, sugerindo alternativas a muitas das relações sociais humanas adotadas em nosso século. Para que este estudo tenha uma resposta positiva é de suma importância que a empresa VBN telecomunicações esteja aberta mudanças para que nossa meta seja atingida e que tudo não vire somente promessas, vale lembrar que no nosso país, onde a consciência dos direitos dos indivíduos como cidadãos não ganhou força ainda mas está no caminho certo para que a luta contra os abusos cometidos pelas empresas é ainda bastante ténue, mas totalmente possivel.

Governança Corporativa e o Compliance caminham juntos, pois é o Compliance que garante que a atuação da organização está seguindo as normas e leis do mercado. Podemos dizer que a governança está ligada a questões éticas e qual a imagem que a empresa passa para os stakeholders e o Compliance garante a transparência e a conformidade das regras.

Este processo infelizmente é lento, mas deve ser contínuo. Para nortear este objetivo proposto, apresentaremos a seguir o embasamento teórico para os tópicos anteriormente citados:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

Saber gerir pessoas hoje em dia é uma questão de sobrevivência e principalmente o líder que não sabia lidar com as pessoas ou que não se importva com elas hoje deve mudar de atitude e estar melhor, há aqules que conseguem algum resultado, mas a longo prazo não funciona. Hoej as empresas têm investido muito em seues gestores para que estes sejam prerparados para respeitar, ajudar as pessoas e ao memso tempo cobralas por resultados. Líderes que encaram isso como desperdício de tempo e dinheiro, e não como informação e conhecimento que levarão a melhores resultados, estão a um passo de falhar em sua missão.

Reter talentos é outra alternativa que as empresas tomam para que sua cultura seja criada e que tenha raiz para que não se perca. A empresa deve ter um levantamento comportamental que consiste em identificar as competências essenciais e as específicas de cada membro. Mapear conhecimentos, habilidades, interesses e, principalmente, motivações com o objetivo de trazer melhorias tanto para o aspecto profissional quanto pessoal.

Hoje as empresas que já possuem programa de compliance, ou seja, uma estrutura para o bom cumprimento de leis em geral, trabalham em várias frentes diretamente ligadas ao membro de equipe com um código de conduta que cada um assina para saber o que a empresa espera de cada um.

Além da análise do perfil da empresa, uma avaliação de riscos que leve em conta as características dos mercados onde a empresa atua (cultura local, mercado, histórico de problemas, passivos) ajudam as empresas a tomar atitudes

Hoje as empresas usam o mapeamento da gestão de riscos para GESTÃO DE RISCOS que ajudam a assegurar sua integridade, que é baseada em três tópicos:

  1. Identificação de situações de risco
  2. Crição de politicas para mitigar riscos
  3. Analise periódica dos riscos

  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;

A resistências às mudanças é o principal obstáculo apresentado em uma cultura organizacional. As pessoas tendem a resistir as mudanças por acharem que irão ser prejudicadas de alguma forma. Embora as pessoas sejam diferentes em termos de sua disposição em antever consequências negativas, e mesmo quando suas razões pareçam lógicas ou até equivocadas a quem esta de fora, as pessoas não resistem automaticamente às mudanças. As pessoas resistem às mudanças por alguma razão e a tarefa do gerente é tentar identificar essas razões e, quando possível, planejar a mudança de modo a reduzir ou eliminar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (477.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com