TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA 

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

        

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

3 MODULO

Implantação do 3R`s

Reduzir, Reciclar e Reutilizar

                                             Turma 3º PGAN

                 Jemima Lourenço Alvez                  RA: 8406958567

                 Jucelma Tavares  Santos                RA: 8691309782

                 Monique Paola Almeida Ramos      RA: 8600960407

                 Patricia Barbosa Melo                     RA: 8406113513

                 Rafael do Nascimento Oliveira        RA: 8827445563

                 Weslley Sousa Rocha                        RA: 1299255503

Professora Cleide Cristina da Silva

São Bernardo do Campo – 2015

RESUMO

     

A necessidade de buscar alternativas que minimizem os impactos ambientais tem motivado as empresas na busca de soluções sustentáveis, discutimos em grupo a implantação das práticas de ações conhecidas como 3R´s na GL Eletro Eletrônicos, visando a conscientização de pessoas, através de mudanças de hábitos e métodos, redução de custos e impactos ao meio ambiente através do desenvolvimento sustentável.

INTRODUÇÃO

Acompanhando o dia-dia da empresa GL Eletro situada na Av. Pirâmide 661 Eldorado Diadema-SP, líder nacional no segmento de produtos de proteção de energia há 32 anos no mercado, pode-se verificar através dos dados coletados, gastos significativos com materiais de consumo e  um grande desperdício pelo não aproveitamento dos mesmos, para solucionar esta deficiência, implantamos a pratica das ações conhecida como 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com intuito, de estimular e conscientizar os funcionários e colaboradores que a reutilização é tão importante quanto a utilização, a lógica dos 3R´s começa pelo ato de reduzir o consumo, isso por que a reciclagem, embora seja uma forma de contribuir também gera resíduos e consome recursos, com isso a única maneira real de alcançar o desenvolvimento sustentável é buscar o equilíbrio entre o desenvolver e respeitar o planeta e as gerações futuras.

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo que defini atividades e ações praticadas pelos seres humanos, todos os dias que não comprometem as gerações futuras e não agridem o meio ambiente está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico.

Atitudes sustentáveis geram valores sustentáveis, o Brasil comparado a outros países tem um lento desenvolvimento sustentável, embora a reciclagem do lixo tenha aumentado.

 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O termo foi utilizado pela primeira vez, em 1983, pela comissão Mundial sobre o meio ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), presidida pela primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brutland, que propôs que desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo assim o conceito de Desenvolvimento sustentável.

O diagnóstico dos problemas globais e ambientais conhecido como Relatório Brutland foi concluído em 1987 e ganhou força sendo amplamente aceita na conferencia Eco-92 (Rio-92), onde um acordo firmado entre 179 países chamado de Agenda 21 foi assinado, instrumentos básicos com os quais o governo brasileiro está firmando os pactos necessários à definição do desenvolvimento sustentável para o Brasil. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI é um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade e não a quantidade, implica na redução dos níveis de consumo desenfreados.

3R´S

É definido pelo conjunto de ações sugeridas durante a conferência da terra e o 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, resumem-se em 3 palavras que começam com a letra R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), úteis quando nos questionamos se algo pode ser mudado na rotina e nos hábitos cotidianos.

O primeiro R significa: Redução (Adquirir somente produtos necessários).

O segundo R significa Reutilização (Reaproveitar matérias como embalagens, plásticos, vidros e etc.)

O Terceiro R significa Reciclagem (Separar o que pode ser transformado em outro produto mesmo depois de ser reutilizado).

3R´S NA GL ELETRO ELETRONICOS

A implantação da pratica dos 3R´s na GL Eletro Eletrônicos teve como base inicial, pesquisas realizadas, por uma equipe responsável nos departamentos da empresa onde verificou-se maior índice de consumo e desperdício.

[pic 1]

Implantação

1- Comissão de implantação: Eleger uma equipe que se torna responsável pela elaboração dos métodos para implantação do programa devendo se reunir periodicamente.

2- Reunião com Gerentes: Após definida comissão de implantação deve se reunir com os gerentes para explicar a todos os benefícios e melhorias que serão alcançados.

3- Preparação do lançamento do programa: Neste momento serão vistos os últimos detalhes antes do lançamento do programa criando um clima de suspense a fim de motivar e preparar os funcionários na hora da implantação do 5S.

4- Implantação senso a senso: Os sensos do 5S devem ser apresentados e explicados as equipes os objetivos resultados esperados e caminhos a serem seguidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com