TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO CROSS DOCKING NA ARMAZENAGEM

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA OPERAÇÃO

CROSS DOCKING NA ARMAZENAGEM

Turma 2ºAN

São Bernardo do Campo – 2014

Pré-Projeto

Tema: Transporte.

Título: Vantagens e desvantagens da operação Cross Docking na Armazenagem.

 

Objetivo: O objetivo deste projeto será analisar as vantagens e desvantagens competitivas oferecidas pela operação Cross Docking dentro do transporte.

 

Justificativa:

 

Este projeto se justifica pelo fato que, no contexto atual existem pressões que forçam a constante busca por soluções e melhorias que proporcionem otimização e agilidade nos processos das empresas. Chiavenato aborda estas questões e apresenta pesquisas de  Lawrence e Lorch, Chandler, Burns e Stalker, John Woodward que corroboram com a teoria da contingência, que aborda os vetores que influenciam as estruturas das organizações, a adaptação e a evolução conforme as necessidades mercadológicas.

Ao apresentar as vantagens e desvantagens do modelo de operação Cross Docking para armazenagem e transporte, este projeto de pesquisa proporcionará um panorama fidedigno das boas práticas e dos vícios, gerados por força das contingências deste modelo de operação. A pesquisa servirá como referencial para a implementação deste método e na operacionalização do transporte.

Neste cenário observa-se a prática logística do Cross Docking  em algumas empresas. Segundo CARVALHO  o Cross Docking trata-se de um processo de distribuição logístico  onde os volumes à serem transportados são recebidos e redirecionados sem a necessidade de um armazém. Com o intuito único de promover otimização do tempo e melhoria no desempenho exigidas atualmente.

Segundo Idalberto Chiavenato “a administração e teoria, Processo e Prática, 3ª Edição, pág. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.”

Segundo o Pedro Anan Jr. e José Carlos Marion, (Direito Empresarial e Tributário, 2009) o Direito empresarial é o conjunto de normas que regulam a atividade empresarial no que tange o direito privado e o estudo dos direitos tributários, que é um ramo autônomo do Direito quanto ciência, integrado a propósitos  jurídico-normativos. Será abordada na pesquisa a correlação do direito empresarial e tributário ao apresentar uma abordagem da tributação, especificamente o impacto do ICMS numa operação Cross Docking.

Segundo Melo (2001), após o entendimento da contrapartida social as
 empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente, tal postura teve como consequência a busca por um enquadramento comportamental alinhado às polícas de bom relacionamento com a comunidade, bom relacionamento com os organismos ambientais; Estabelecimento de uma política ambiental, Eficiente sistema de gestão ambiental, Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas, Uso de tecnologia limpa, Elevados investimentos em proteção ambiental, Definição de um compromisso ambiental, Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável, A questão ambiental como valor do negócio, Atuação ambiental com base na agenda 21 local e a contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.

No que tange ao processo logístico há uma gama de regulamentos estabelecidos por órgãos como ANTT, CETESB, DETRAN  que são passíveis de análise, entretanto na operação Cross Docking é pertinente averiguar as boas práticas de armazenamento, a integridade dos controles de emissão de poluentes emitidos pelas frotas e o controle sobre resíduos resultantes da operação.

Segundo Zinn (1998), o Cross Docking é uma forma bem diferente da distribuição tradicional e dos sistemas de redistribuição e o autor cita como principal diferencial entre estes sistemas, o uso da informação, como fator essencial para o Cross Docking. Tão importante quanto gerenciar o fluxo físico (movimentação de mercadorias), está o gerenciamento do fluxo de informações, que deve ser contínuo. Informações exatas sobre a mercadoria, sobre os fornecedores e os clientes são críticas para o gerenciamento efetivo de um armazém ou centro de distribuição que se utilize do sistema Cross Docking. As informações mais relevantes para o eficaz funcionamento do sistema , segundo Schaffer (1998), são: Hora e data do embarque feito pelo fornecedor, Transportadora utilizada, Quantidade e código de barra de cada pedido (ordem) ,Data e hora de chegada planejada, descrição da carga, destino e data e hora de entrega de cada carga de cada caminhão ,localização da doca de descarga dos caminhões.

CAPÍTULO 1

Tema: Transporte

Carvalho (2002)  define de logística conforme o CSCMP – Council of Supply Chain Management Professional Da seguinte forma: “ Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.” (Carvalho, 2002, p. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com