TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cross Docking Em Geral

Trabalho Escolar: Cross Docking Em Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturas de rede utilizadas para armazenagem

Principais objetivos dos armazéns:

1) melhorar o serviço prestado ao cliente por meio de registros atualizados e conhecidos pelas duas partes.

2) diminuir os custos de transporte utilizando meios de baixo custo sempre com sua capacidade máxima (FTL). Isso esta sendo obtido com a utilização dos armazéns de consolidação, os “brake-bulls” e os mistos.

Os armazéns de consolidação normalmente estão localizados próximos aos fornecedores. Eles funcionam da seguinte forma: diversos materiais vindos de caminhões não lotados (LTL) são desembarcados, classificados e alocados em FTL, que transportam maiores quantidades e ao seu máximo de capacidade, para serem transportados ao destino final, otimizando tempo e custo.

Os armazéns “break-bull” aplicam basicamente o conceito contrario aqueles da consolidação. Os transportes FTL chegam até eles de carregamentos vindos de longe onde são despachados, reorganizados em lotes e alocados em transportes menores, FTL, para diferentes clientes finais localizados próximos dali.

Já os armazéns mistos são uma combinação dos princípios usados na consolidação e “break-bull”, aonde transportes FTL chegam até eles com grandes carregamentos que são desembarcados, rearrumados e alocados em múltiplos FTL onde podem existir diferentes tipos de carregamento e cada um atende a diferentes destinos finais.

Nos modelos tradicionais normalmente a mercadoria quando é despachada no armazém, ainda permanece por dias ou até semanas no local para ser classificada e para que seja dado o seu devido fim. É até normal durante esse tempo elas sofrerem alterações em sua classificação antes de saírem novamente.

O cross docking é bem semelhante ao sistema de armazém misto. Uma das diferenças é que não há permanência de produtos no local, no primeiro caso. Em um armazém onde só apliquem o cross docking, os itens normalmente nem chegam a ser registrados e todo o processo de embalagem e classificação já estão feito antes de entrarem no local. O tempo de permanência gira em torno de 18 a 24 horas, mas não é sempre certo. O segredo é nunca chegar a armazenar os itens ou estocar em prateleiras, é levar direto do deck de chegada ou de saída.

Armazém misto

- Os produtos permanecem no local no mínimo um dia, onde são ordenados, classificados e estocados.

- Itens são registrados no sistema.

- Processos de embalagem e classificação acontecem no próprio armazém.

X

Cross docking

- Os produtos passam direto no armazém sem serem estocados.

- Eles não precisam ser registrados em sistema de controle.

- Podem não necessitar de reclassificação e reembalagem.

O cross docking também é uma prática eficiente em se tratando de manipulação de produtos mais especializados. Os armazéns que estocam itens mais específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com