TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações De Cross Docking

Ensaios: Operações De Cross Docking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 2

Operação Cross Docking

Wal-Mart

A construção do primeiro Centro de Distribuição do Wal-Mart no Brasil consistiu na execução de obras civis e área externa no prazo de 8 meses, incluindo um galpão de distribuição com 31.786 m², principal construção da obra, com 121 docas e capacidade para abastecer 100 lojas.

Cross docking é usado diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante. A técnica cross docking surge como uma evolução em todo o processo logístico em parte contribuindo para a complexidade da máquina logística e dai a necessidade da sua gestão, mas permitindo a realização das atividades de uma forma mais eficaz. A grande diferença entre o modelo tradicional e o cross docking é que no modelo tradicional as mercadorias chegavam e eram armazenadas até solicitadas pelos clientes, a produção era realizada para stock e empurrada para o cliente, no cross docking as mercadorias chegam (just in time) na medida em que o cliente já as solicitou ou esta em vias de as solicitar, pelo que são imediatamente processadas e enviadas, eliminando assim a necessidade de armazenagem.

O cross docking no Wal-Mart é um sistema de distribuição de produtos ou mercadorias e que visa a redução de estoques, redução do tempo para as operações de movimentação dos materiais dentro das próprias zonas de armazenagem ou dos centros de distribuição, redução dos períodos de tempo desde a recepção dos pedidos do cliente até á entrega (redução do “lead time”), redução de custos, melhorias em termos de eficiência e eficácia da gestão de todo o processo logístico, nomeadamente das atividades de movimentação e distribuição dos produtos, e é claro, tudo isto, indo ao encontro da satisfação do cliente.

Esta técnica caracteriza-se pela sua complexidade e para ser bem sucedida necessita da participação e colaboração de toda a cadeia de abastecimento, com constante troca de informação entre os vários intervenientes.

Com a implementação da técnica a cadeia de abastecimento passa a designar-se cadeia de fornecimento na medida em que os produtos a serem movimentados em teoria já têm todos “dono”, não há lugar para estoque, e, portanto toda a movimentação é feita já com reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com