TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PALESTRA - EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Por:   •  27/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 10

1.Introdução

O presente relatório tem por objetivo descrever e discutir as palestras realizadas no evento de lançamento da Empresa Júnior de Engenharia Ambiental, durante a Semana do Meio Ambiente, no dia 02/12/2015, às 19 horas, no auditório principal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Vitória da Conquista. As palestras foram realizadas por quatro palestrantes tendo empreendedorismo como tema principal, porém cada palestra teve a abordagem em pontos de vistas diferentes.

O empreendedorismo é um fenômeno global que tem se desenvolvido basicamente nos últimos 25 anos no Brasil, em função da abertura econômica dos anos 90. Entretanto, o conhecimento da ideia de empreender não é tão difundido, bem como as técnicas e experiências de sucesso por detrás desse processo.

O fazer empreender requer energia, pró-atividade, conhecimento e inovação do empreendedor. Segundo Chiavenato (2007), empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, em função de ser investido de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e habilidade de identificar oportunidades. Assim, deve-se entender que para empreender é necessário correr riscos, pois estes “ compram a um preço certo e vendem a um preço incerto... ” (BURR e IRWIN, 1985 p.16-23).

O empreendedor deve ser o elemento principal de sua atividade investindo energia, tempo, conhecimento e capital, pois segundo Chiavenato (2007) o empreendedor para ser bem-sucedido, deve, além de criar o seu empreendimento, gerir o mesmo, para mantê-lo a um ciclo de vida mais prolongado. Sendo assim, é preciso saber administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relacionadas ao negócio.

Mas de fato o que leva alguém a empreender?! A resposta permeia duas possiblidades, segundo Dornelas (2005): o empreendedorismo de necessidade é quando o futuro empreendedor se lança a essa atividade por falta de opção, por estar desempregado e sem alternativas de trabalho; o empreendedorismo de oportunidade é quando o aspirante a empreendedor sabe aonde quer chegar, faz um planejamento prévio, tem noção do crescimento que busca alcançar com a empresa, tendo a geração de lucros, emprego e riquezas como objetivo.

A partir dos conceitos citados e explicados é possível construir uma noção do que se trata o ato de empreender e suas causas, porém, ainda é necessário levar em consideração a dinamicidade do mercado e as suas exigências constantes, surgindo, assim a necessidade da inovação como elemento motriz.

A Gestão da Inovação é a busca pela compreensão dos elementos que determinam o sucesso ou fracasso de um empreendimento, assim, segundo Bessant e Tid (2009): compreender o que se tenta gerenciar; compreender o como; compreender o quê, o porquê e quando da atividade de inovação; compreender que isso é um alvo móvel. Logo, o ato de inovar passa para além de ter ideias, pois é necessário programar e determinar racionalmente cada passo a ser seguido para concretiza a ideia.

Nessa perspectiva, as palestras a serem relatadas trazem, em sua essência, basicamente esses conceitos discorridos ao longo dessa introdução, porém com o diferencial de serem provenientes de experiências profissionais e pessoais de indivíduos que assumiram riscos e não tiveram receio de inovar e investir em suas ideias. Assim, o elemento comum que será evidente em todas as quatro descrições, é a necessidade do envolvimento das pessoas como fator determinante para o sucesso de qualquer negócio seja ele prestador de serviços ou ofertante de produtos. Pois é preciso motivar e fazer com que as pessoas por trás da atividade se sintam como parte inerente ao processo.

2.Desenolvimento

2.1Relato Descritivo:

Palestra 1: História de Sucesso da Granola Tia Sônia

Palestrante: Marcos Fenício                Duração: 35 min

Atribuições: Idealizador e Presidente da Granola Tia Sônia Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Sudoeste da Bahia, Especialização em Marketing e Finanças pela FGV.

O palestrante inicia traçando o cenário político, econômico e ambiental em que o Brasil está vivendo, destacando que tal condição se apresenta como dificuldade para a maioria das pessoas quando se trata de abrir uma empresa. Mas ressalta que todo tipo de análise e previsão depende do ponto de vista de quem observa, para tal relata sua experiência no início da empresa Tia Sônia em que muitos de seus conhecidos e até amigos o desencorajaram frisando que daria muito trabalho e “que não daria em nada”.

Marcos enfatiza que é extremamente necessário sair da zona de conforto e tomar para si as responsabilidades sobre a própria e vida, perseguindo os sonhos que desejar. Assim, segundo o mesmo, três estados são necessários: determinação para se mobilizar em torno do que se quer; pressão para cumprir as metas; e coragem para assumir os riscos de fracasso ou sucesso.

No decorrer da palestra, narra o surgimento da empresa, relembrando uma viagem que teria feito a Machu Pitchu, no Peru e sua mãe Sônia preocupada com a alimentação do filho fez 6 kg de granola para o mesmo levar. Diante da quantidade de granola produzido, Marcos teria distribuído entre alguns amigos no Brasil e até mesmo entre os que o acompanhavam na viagem. Na volta, vários dos que haviam experimentado a granola pediam a Marcos que fizesse para vender. Assim, segundo Marcos, surgiu a grande oportunidade de negócio, logo emprestou de sua mãe $ 40,00 e começou a desenvolver a primeira remessa de granola da empresa que iniciara.

Segundo o palestrante, a empresa, com o passar do tempo, ganhou grande proporções exigindo mais espaço e mais investimentos e este não titubeou diante dessa nova demanda. Entretanto, é necessário inovar sempre aguçando a curiosidade e investindo em capacitação técnica, estudar constantemente é a forma mais dinâmica de entender quais são as necessidades do mercado. Marcos destaca o quão rico é a visita a feiras de negócios, eventos de lançamentos de produtos, pois sempre há algo a se aprender e a ser contextualizado dentro de seu empreendimento, para tal cita o exemplo da implementação do pote de mesa dos produtos de granola onde o formato foi observado em uma das feiras visitadas por ele.

Para Marcos, a empresa é composta por pessoas e estas devem ser valorizadas com investimento em ambiente de trabalho, em qualidade de vida. É necessário fazer o colaborador se sentir parte da mesma, pois como ressalta com o crescimento do empreendimento o gestor perde o domínio de todas as partes da produção ficando a cargo dos trabalhadores.

No fim da palestra, Marcos conclui que a busca pelo crescimento contínuo da empresa é questão fundamental e cita a seguinte frase: “... a empresa é como uma árvore se parar de crescer, morre”. Assim, evidencia a necessidade de o empreendedor investir continuamente no seu negócio seja com aumento de espaço, qualificação de pessoal, estudo próprio. Em suma, é necessário manter-se dinâmico para o mercado competitivo e exigente que existe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com