TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DIAGNÓSTICO SOBRE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: GERALDO BATERIAS BH

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA[pic 1]

RELATÓRIO DIAGNÓSTICO SOBRE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA:

GERALDO BATERIAS BH

Aline Bastos Souza

Ana Claudia Ribeiro Almeida

Ana Luiza C. Lucas

Gabriela das Graças Lino

Rosilei Fernandes Moreira

Thamires Cristine de Paula

        

BELO HORIZONTE/MG

2015

Equipe responsável

[pic 2]

Aline Bastos Souza

Ana Cláudia Ribeiro Almeida

Ana Luiza C. Lucas

Gabriela das Graças Lino

Rosilei Fernandes Moreira

Thamires Cristine de Paula

RELATÓRIO DIAGNÓSTICO DA EMPRESA GERALDO BATERIAS BH LTDA.

        

Professores orientadores: Ederson dos S. Ramalho

Fabiano Ferreira Santos

Simone Cristina Dufloth

BELO HORIZONTE/MG

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA        

3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA        

3.1 Formação dos preços de vendas com base no método de custeio de absorção        

4 Análise SWOT        

5 CONCLUSÕES E PROPOSIÇÕES        

6 REFERÊNCIAS        

7 APÊNDICES        

8 ANEXOS        

1 INTRODUÇÃO

Pode se observar que atualmente os empresários encontram dificuldade no processo de formação de preços, isso acontece pela falta de conhecimento na área contábil e pela falta de uma orientação de um profissional da área de custos. Esse cenário dificulta o processo de formação do preço de venda dos produtos/serviços oferecidos, podendo levar a preços que não cobrem as despesas das empresas, comprometendo a margem de lucro desejada.

Geralmente, nas empresas as pessoas responsáveis pela formação do preço de venda adotam procedimentos aleatórios e sem critérios para definir o preço de suas mercadorias. Por falta de capacidade técnica, baseiam-se somente na estratégia dos preços praticados pelos concorrentes, estabelecendo assim níveis de preços com margem de lucro pequena, justificados pelo objetivo de se conquistar rapidamente uma maior fatia do mercado. Assim, não leva em consideração que cada empresa detém custos operacionais diferentes.

A gestão de custos possibilita ao tomador de decisão identificar com precisão o seu cenário e a verdadeira realidade de sua empresa. É capaz de apontar os pontos negativos que precisam ser melhorados, e os pontos positivos que podem ser aproveitados ou aprimorados. Percebe-se claramente que na grande maioria das vezes as empresas só se preocupam com custos nos momentos de dificuldades financeiras.

O presente relatório tem como finalidade analisar o processo de formação de preços dos produtos comercializados da empresa Geraldo Baterias BH com base na gestão de custos, identificando os pontos positivos e negativos e proporcionando uma melhor visão dos fatores que influenciam diretamente e indiretamente nos processos de formação de seus preços, e o impacto gerado no ambiente organizacional.

Para a realização do relatório foi, elaborado um questionário via e-mail para a assistente administrativo Kelly Martins para o levantamento de dados; uma visita de campo onde foi realizada entrevista com a mesma. Também, foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais para que se construíssem os objetivos propostos relativos à análise e diagnóstico do processo de formação de preço da empresa pesquisada. Utilizando o método MASP¹ foram feitas analises de despesas operacionais e administrativas; e estudos dos demais processos da empresa, com o auxílio de fluxograma, organograma e análise SWOT.

Por tanto, o relatório irá propor uma melhor forma de realizar os cálculos dos preços de venda, assim, mostrando a importância do controle dos custos da empresa para que ela possa obter a margem desejada. Já que diante de um mercado competitivo um controle dos custos e das despesas organizadas é primordial para qualquer empresa.

2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA

O Geraldo Baterias Ltda. BH é uma microempresa localizada no bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte, que atua no mercado de baterias automotivas há 8 anos, tendo o gestor Geraldo Martins Figueiredo como administrador desde 2007. A empresa preza pela excelência no atendimento aos seus clientes, oferecendo produtos de alta qualidade e variedades de marcas de baterias, com intuito de fidelizar os clientes.

A empresa atualmente tem quatro funcionários: sendo o Geraldo dono/ gestor que cuida do financeiro e administrativo, uma assistente administrativa que gerencia e cuida da coordenação dos funcionários e dois vendedores. A estrutura da empresa está representada pelo organograma² a seguir:

Figura 2: Organograma da empresa

[pic 3]

Fonte:Dados conforme pesquisa        

_______________________

¹ “O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los”. (CAMPOS, 1999)

²"Organograma é conceituado como uma representação gráfica e abreviada da estrutura da organização" (Cury , 2000)

O processo de formação de preços da empresa consiste em solicitar orçamentos junto aos fornecedores, verificando se os valores mais baixos, após isso o pedido é realizado. O gestor determina os preços levando em conta a média de preço do mercado e a margem de lucro desejado, o cálculo é feito com uma margem de 30%,sendo que é encontrado dificuldade nas negociações com os fornecedores, por não haver muitas opções  no mercado de baterias, não é utilizado nenhum método de rateio e a empresa não possui controle dos custos e despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (450.4 Kb)   docx (398.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com