TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLEONICE OLIVEIRA MENDES-284499

RELATÓRIO FINAL

SÃO LUÍS-MA

2012

IDENTIFICAÇÃO

Nome do estagiário: Cleonice Oliveira Mendes

Endereço: Rua Chaff Buzar

Telefone: (98) 3463 2849      e-mail: cleonicemendes@live.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local do Estágio: Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapecuru Mirim

Nome da supervisora acadêmica: Clayane Costa

Nome da supervisora de campo: Eliane da Silva Farias Vieira

Carga horária: 70 horas     Início: 09/07/2012      Término: 01/08/2012

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio supervisionado em Serviço Social tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio que se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pela assistência social.

A secretaria municipal de assistência social constitui-se de uma unidade pública municipal, sendo este cenário o campo de estágio para os acadêmicos, no contexto de acompanhamento das competências profissionais, no exercício de desenvolvimento da relação teoria-pratica de uma experiência pré-profissional, experiência esta que permite a construção de uma identidade e de uma postura ética no processo de formação e também constitui uma relação com o cotidiano acadêmico. Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnica operativa da profissão em que evidencia a atuação da assistência social junto a realidade posta em seu cotidiano. Observa-se então, que está contido no estágio algo além da vivencia prática, o estudo dessa vivencia, que engloba em seu desfeche supervisão, revisão e correção.

Referindo-se ao estágio em Serviço Social, diz que o estágio deverá proporcionar engajamento do estagiário na realidade, para que este possa perceber os desafios que a carreira profissional lhe oferecerá e este possa assim, refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir. Dessa forma evidencia-se o estágio como estratégia reflexiva da formação profissional que compromete o processo de ensino e aprendizagem.

Essa fase de aprendizado consiste na preparação do acadêmico para incisão no mercado de trabalho inter-relacionado e integrando a formação acadêmica, mais especialmente a teoria aprendida em sala com a prática profissional.

Assim, o acadêmico insere-se no campo com o propósito de aprender sua profissão, a realidade pratica e sua ligação com a teoria, bem como o emprego das técnicas e instrumentos comuns ao cotidiano da profissão.

E nessa perspectiva que o estágio dá a sua devida contribuição para a formação do acadêmico, na sua inserção à vivencia prática-profissional, na aplicação do conhecimento teórico, na vivencia real com o cotidiano do exercício da profissão, no emprego de técnica e instrumento que se vincula à realização desta como base para um aprendizado concreto da formação profissional.

OBJETIVO GERAL

Conhecer os fundamentos dessas demandas e conhecimento teórico pratico, a partir da compreensão da realidade, do conhecimento da instituição com a qual se trabalha, conhecer instrumentos e técnicas mais adequada aquela situação e de buscar a forma de trabalhar com a população atendida.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Cadastrar famílias;
  • Fazer visitas domiciliares para averiguar denuncias;
  • Enviar e receber arquivos para manutenção da base de dados;
  • Ajudar as famílias com vulnerabilidade social;
  • Estruturar a rede de serviço social assistencial;
  • Compreender atendimentos para pessoas cujos direitos estão ameaçados ou violados;
  • Destacar o programa de erradicação do trabalho infantil (PETI).

A ORGANZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapecuru Mirim/MA fica localizada na Rua Basílio Simão, nº 652-Centro. Foi instituída através da Lei Municipal nº 672 de 20 de Janeiro de 1996 e tem como atual Secretária Municipal a Senhora Céres Rose Ewerton Ferro Filgueira. Tem como missão elaborar, coordenar e executar a política municipal de Assistência Social.

A experiência do estágio foi um momento de muita expectativa no qual pode-se observar a pratica da futura profissão. Possibilitando com a proposta de entrevista na instituição. A partir daí foram lançados as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no estágio. O estágio nos deu espaço privilegiado para o contato direto para os usuários e a politica de assistência social, visto que constituímos um momento de ampliação, de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional. Remetendo sempre ao objetivo, que é a prática com respeito a ética profissional e aos direitos dos usuários.

Profissionais e pessoas envolvidas no cotidiano do campo de estágio, no qual se desenvolveu na relação de ensino-aprendizagem, em que se desempenha diferentes papeis e funções.

Para os estagiários é necessário conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo ensino-aprendizagem, constituindo conhecimentos e experiências coletivamente que identificam a qualidade de nossa formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as condições da realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com