TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: PESQUISA DE MERCADO

Por:   •  27/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  4.440 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MARIA ALÂNIA ALVES LEANDRO

RELATÓRIO: PESQUISA DE MERCADO

ICÓ - CE

NOVEMBRO DE 2017

Maria Alânia Alves Leandro

Relatório: Pesquisa de Mercado

Estudo da participação de mercado dos clientes da empresa CS Refeições

Relatório da disciplina de Sistema de Informação Gerencial do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Alto Iguaçu – campus Icó.

ICÓ - CE

NOVEMBRO DE 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        5

Objetivo geral        6

Objetivos específicos        6

METODOLOGIA        6

Questão 1: Você consome produtos do tipo saudáveis além dos da CS Refeições? Quais?        8

Questão 3: Avaliação e sugestões        9

CONCLUSÕES        10

BIBLIOGRAFIA        11


INTRODUÇÃO

A busca crescente por uma alimentação mais natural tem chamado à atenção de empreendedores dispostos a investir. No ano passado, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, o que colocou o país na 5ª colocação do ranking, nesse setor.

Donos de restaurantes, lanchonetes e padarias do país foram os primeiros a notar e sentir essa nova tendência entre os consumidores, como mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para a Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert). Dentre os 4.560 comerciantes entrevistados, mais da metade notaram um aumento na procura por frutas (53%); e mais de 60% observaram que os clientes estão comendo mais verduras e legumes (61%) e relataram que cresceu o consumo de sucos naturais (65%).

Nos últimos cinco anos, as vendas avançaram por aqui a uma taxa média de 12,3% ao ano, enquanto no resto do mundo o percentual ficou em torno de 8%. A previsão é que o mercado brasileiro de produtos saudáveis cresça anualmente 4,4% até 2021, como mostra a figura 1.

[pic 2]

Fonte: Pesquisa da Euromonitor Internacional/Fev 2017

Todavia, por mais que apresente um crescimento acelerado em relação a outros países, o gasto médio anual por habitante com esse tipo de alimentação no país ainda é muito pequeno se comparado a outros países, como destaca a figura 2.

[pic 3]

Fonte: Pesquisa da Euromonitor Internacional/Fev 2017.

Isso posto, a presente pesquisa de mercado tem como objetivo a análise de participação de mercado dos consumidores da empresa CS Refeições. Inaugurada em 2015 a CS Refeições oferece ao seu público serviço de delivery de alimentos e bebidas saudáveis.

Um dos principais nomes no seu segmento dentro da cidade de Icó, a partir da sua estratégia de markentig que alia produtos de qualidades a preços promocionais, a empresa busca oferecer um cardápio de opções variadas a um público cada vez mais exigente no que diz respeito à alimentação natural. As opções vão dos sucos verdes as tradicionais marmitas com opções fitness de pratos, caracteristicamente, super calóricos.

Seu público misto é composto, geralmente, por jovens adultos economicamente ativos. Para tanto, é de interesse da pesquisa, a partir da análise de questionários aplicados a esse público, apresentar sugestões de melhoria, acréscimos e/ou modificações nos serviços que são, atualmente, prestados.

OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Analisar a participação de mercado dos clientes da empresa CS Refeições

Objetivos específicos

  • Identificar os serviços disponíveis e utilizados pelos clientes da empresa CS Refeições;
  • Identificar a preferência pelos produtos ofertados pela CS Refeições pelos clientes, bem como a frequência de consumo dos mesmos;
  • Verificar o nível de satisfação dos clientes da CS Refeições.

METODOLOGIA

        A pesquisa é aplicada, de natureza explicativa, de abordagem quali quantitativa, cujos procedimentos técnicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica e o questionário. A análise e discussões do trabalho foram organizadas em gráficos e, a posteriori, fomentam as hipóteses de tomadas de decisões.

        A pesquisa aplicada é aquela que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Ademais, a pesquisa explicativa preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência desses problemas (GIL, 2007).

Ainda segundo Mattar (2001), na prática, as relações de causa e efeito, comuns a esse tipo de pesquisa, não são simples como a maioria das pessoas pensa. O senso comum acredita que uma única causa é responsável pelo efeito. Todavia, o cientista sabe que é difícil a atribuição de causalidade e raramente espera encontrar uma única causa. Ele tem consciência de que o efeito pressuposto pode ter várias causas possíveis:

Inclusive, jamais chega a afirmar categoricamente a relação de causalidade, mas sim em termos de probabilidade, com afirmações do tipo: ‘se ocorrer isto, provavelmente deverá ocorrer aquilo’. É a chamada causação probabilística (MATTAR, 2001, p. 31).

De acordo com Minayo e Gomes (2012, p.8):

[p]esquisa é a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade [...] embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (420.3 Kb)   docx (169.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com