TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT

CAMPUS XVII – BOM JESUS DA LAPA

COMPONENTE: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

DOCENTE: JUSSIMARA DE CÁSSIA LEITE SOUSA

DISCENTE: ELLIS CRISTINA BARBOSA DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

SILVA, Rafael Henrique; CARVALHO, Roberto Magner de. Administração Financeira: Estudo de Caso das Estratégias e Ferramentas em uma Cooperativa de Crédito Localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais. Revista Acadêmica Conecta. FASF: MG, 2017.

O artigo de Silva e Carvalho é resultado de um estudo de caso, uma pesquisa exploratória e descritiva relatando as estratégias, métodos e ferramentas da Administração Financeira que contribuem para atingir os objetivos econômico-financeiros de uma cooperativa de crédito. Durante a leitura, que é muito esclarecedora, chega-se ao entendimento de que o planejamento financeiro é imprescindível ao sucesso de uma organização que busca alcançar seus objetivos.

Na introdução é apresentado um panorama da economia brasileira no período de 2014 a 2016, o que ajuda o leitor a compreender melhor o cenário político, econômico e financeiro, no qual se pretende encontrar as respostas para o questionamento da pesquisa, ou seja, de que forma a Administração Financeira pode contribuir para o sucesso de uma organização.

Entre os referenciais teóricos, cita Gitman (2010) defendendo a transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais, enfatizando a gestão de recursos de capital como meio de evolução no mercado. Durante a explanação da fundamentação teórica elenca as principais funções da administração financeira segundo Hoji (2012). Os autores resumem os objetivos da função financeira em dois, sendo obter o montante adequado a continuação do negócio e conservar o capital para obter lucro e fazer investimentos. Ainda, conceituam planejamento como definir com antecedência as ações a serem tomadas dentro dos cenários, citando as atividade que pertencem ao planejamento financeiro.

São caracterizadas as cooperativas de crédito dentro da sociedade, principalmente quanto à entidade social e competitiva. Na metodologia são descritos os parâmetros da pesquisa e sua classificação quanto aos tipos de pesquisa de campo e bibliográfica. Descrevem os métodos de pesquisa utilizados para a coleta de dados e posterior análise.

A apresentação dos resultados alcançados é feita por meio de tabelas respondendo às cinco questões e discussão das respostas apresentados pelos entrevistados. Todas as respostas são comparadas à fundamentos teóricos, o que enriquece a abordagem dos resultados. Para melhor esclarecer as respostas são utilizados quadros e tabelas em que é possível comparar e comprovar a conclusão dos autores.

O estudo se propôs a averiguar as estratégias, métodos e ferramentas para o êxito da cooperativa, e conseguiu obter êxito no resultado da pesquisa. Descobriu as estratégias utilizadas para obtenção de melhores níveis de capital de giro e operações de crédito, como também melhores índices de liquidez, rentabilidade e eficiência administrativa dentro de uma cooperativa de crédito; alcançando o objetivo proposto.

Entre as ferramentas podem citadas, a administração de capital, elaboração e acompanhamento de fluxo de caixa, administração do crédito e cobrança, além da análise dos indicadores de desempenho da empresa. A leitura do artigo resultante desse estudo de caso é de fácil interpretação, rica em fundamentos teóricos, portanto acrescenta informações essenciais à profissionais e acadêmicos da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com