TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: CONTABILIDA BANCÁRIA (COSIF) E SUA APLICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.

Ensaios: RESENHA: CONTABILIDA BANCÁRIA (COSIF) E SUA APLICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  1.844 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: CONTABILIDA BANCÁRIA (COSIF) E SUA APLICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.

O Cosif corresponde ao Plano Contábil das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional. Esse plano contábil foi criado com o objetivo de uniformizar os registros contábeis dos atos e fatos administrativos praticados pelos bancos, bem como para racionalizar a utilização de contas, estabelecendo critérios, regras e procedimentos que possam possibilitar a obtenção e a divulgação dos dados provenientes dessas instituições.

Em 1987, estava precisando de uma padronização de contabilidade para os integrantes do SFN sendo que naquele momento cada instituição podia adotar o modelo de contas que bem entendesse. Com o objetivo de padronizar, o Banco Central editou uma Circular com o objetivo de unificar os diversos planos contábeis existentes a época e uniformizar os procedimentos de registro e elaboração de demonstrações financeiras, o que veio a facilitar o acompanhamento, analise, avaliação do desempenho e controle das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

As informações contábeis geradas através dos registros e controles realizados diariamente pelas empresas fornecem dados que indicam sua real situação financeira e são fundamentais como ferramenta na tomada de decisão. Assim como as empresas, as instituições financeiras também se tornam obrigadas a elaborar seus demonstrativos, no entanto fazem-nos conforme o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), criado com o objetivo de normatizar e uniformizar os registros e a consolidação das informações pelas instituições financeiras.

Para que os demonstrativos contábeis indiquem resultados satisfatórios ao final do exercício, as instituições financeiras se veem diante da necessidade de planejar suas ações e elaborar um orçamento para ser utilizado como plano financeiro, objetivando através dele implementar a estratégia da instituição no exercício em que foram propostas tais ações pelo planejamento.

Sendo assim segundo escreve o Banco central nas normas básicas do COSIF as normas consubstanciadas no plano contábil tem por objetivo uniformizar os registros dos atos e fatos administrativos praticados, racionalizar a utilização de contas, estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários a obtenção e divulgação de dados, possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a analise, a avaliação do desempenho e o controle, de modo que as demonstrações contábeis elaboradas expressem com fidedignidade e clareza a real situação econômico-financeira da instituição e conglomerados financeiros.

Sendo o Plano Contábil um conjunto integrado de normas, procedimentos e critérios de escrituração contábil de forma genérica as diretrizes nele consubstanciadas bem como as existências de títulos contábeis, não pressupõem permissão para pratica de operações ou serviços vedados por lei, regulamento ou ato administrativo, ou dependente de previa autorização do Banco Central.

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/SFNCOMP>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com