TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UAB/UNIR

CAMPOS CHUPINGUAIA

Administração Publica

EDILEIDE FAVALEÇA SANTOS

RESENHA DO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO

CHUPINGUAIA - RO

2011

Nome: Edileide Favaleça Santos

Curso: Administração Pública

Disciplina: Teoria Geral de Administração I EDILEIDE FAVALEÇA SANTOS

Professor: Francisco Emanoel Silveira

Resenha

Referência Bibliográfica:

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sextante, 2004.139 p.

Credenciais do autor:

James C. Hunter nasceu em Detroit, Michigan. O mesmo é consultor, chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria na área de R. H e treinamento. Com mais de vinte anos de experiência, Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante, autor também do livro “Como se tornar um líder servidor”.

Resumo da Obra:

        

Apreciar um livro, antes mesmo de lê-lo, isso é o que acontece com O Monge e o Executivo, uma história envolvente, que faz refletir sobre ações praticadas e compreender melhor a vida, não somente como líder de uma empresa, mas como, pai, marido, vizinho, vida social e também na amizade, o livro se inicia relatando a história de John Daily. Casado, pai de um casal de filhos, executivo de uma empresa renomada, John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em suas atividades profissionais. Com indicação de sua esposa, acaba indo passar alguns dias em um mosteiro cristão para tentar refletir e colocar ordem nas coisas.

As definições que traz, no começo parece mais demagogia, varias pessoas seguindo a conceito de apenas um homem, que apesar de sábio envolve a todos com seu jeito simples de autoridade, todo seu ensinamento é feito em cima do amor, seus aprendizes expressam um tipo de rejeição, colocando alguns acontecimentos de suas vidas, o que é intrigante neste livro, é que ninguém ama o próximo, liderar pensando primeiro em outra pessoa, depois em si próprio, isso sim é utopia. No capítulo um, intitulado As definições, o autor, tendo como principal enfoco, descreve o que muitos não sabem: o verdadeiro significado de liderança. Deixa bem claro que liderança não pode ser confundida com poder; ao passo que poder “é a faculdade de força ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, e liderança em palavras simples, “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força de caráter”.

Enfatizar que o líder se utiliza da autoridade para que as pessoas, independente de estarem ou não sobre sua subordinação, dêem o melhor de si no que estão fazendo. Quando alguém se utiliza do poder para tirar proveito de uma situação, pode até obter resultados, mas com o passar do tempo ele se torna muito danoso, o que acaba corroendo e prejudicando os relacionamentos. Contudo, o líder não deve apenas se preocupar com os relacionamentos, mas preocupar-se também com a execução das tarefas. Logo, a chave para a liderança é “executar as tarefas enquanto se constrói os relacionamentos”. Tratar um colaborador com pessoa especial, é o caminho para a satisfação. Construir um bom relacionamento entre líder e colaborador, é obtido confiança e ambos serão bem sucedidos em uma empresa. Isso é um conceito perfeito de liderança. Muitas vezes a ação de um líder pode levá-lo ao pleno sucesso ou ao fundo do posso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com