TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: LOGÍSTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RESENHA: LOGISTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.

RIO DE JANEIRO

2017

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

RESENHA:

LOGISTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.

Resenha, do MBA Gestão de operações, produção e serviços da Universidade Estácio de Sá, Unidade Presidente Vargas, Rio de Janeiro, 2017.

Professor:

RIO DE JANEIRO

2017

Logística reversa

O artigo sob comento foi publicado em 2010, de autoria de, Fabio Ytoshi Shibao, Roberto Giro Moori e Mario Roberto dos Santos. Trata-se de um estudo temático da sustentabilidade ambiental nas organizações, tem como pergunta central se a logística reversa pode ser rentável para a empresa.

Identifica-se o atual momento do setor empresarial, como a mudança das leis ambientais, os motivos para utilizar a logística reversa, custos e ganhos financeiros.

Os autores expressam que na atualidade a consciência de que os recursos do planeta são finitos crescem no setor empresarial, e que deve ser tomando providencias sobre a situação.

Com isso surge um grande interesse no tema logística reversa e nos custos, até onde é rentável para a empresa?

Os autores deram foco também a vantagem competitiva que as empresas envolvidas no processo terão.

Segundo, Simão, em 2008, desde os tempos mais remotos o ser humano buscou domínio sobre a natureza, o que propiciou o início da degradação.  

O aumento da demanda do setor industrial por meio do avanço tecnológico gerou a necessidade de oferecer serviços cada vez melhores para atender as exigências do consumidor.

Ballen, 2007, diz que o objetivo do desenvolvimento sustentável desafia as companhias contemporâneas, porque deve-se considerar o desconhecimento do sistema.

As empresas estão tomando um comportamento ambiental ativo, transformando a atitude hora passiva em uma oportunidade de negócio, diante disso a logística tem se tornando uma ferramenta fundamental para o gerenciamento empresarial.

A destinação final dos produtos é de suma importância, tanto para a empresa produtora como cliente final.

Com a população em si utilizando cada vez mais produtos descartáveis, ao mesmo tempo que se fala muito em sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa com uma logística reversa mais eficiente e mais competitiva no mercado, os custos com as partes dos produtos não recicláveis se torna ínfimo mediante a imagem projetada.

Com as leis de responsabilidade ambiental, as empresas acompanham mais de perto a vida útil do produto, e investem em materiais alternativos, com durabilidade maior que permiti a devolução direto ao fabricante, como por exemplo garrafa de bebida.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com