TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PRINCIPIOS ADM

Por:   •  26/1/2021  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Curso: Ciências Contábeis - Diurno

Disciplina: Princípios de Administração I

Professora: Lilian Alfaia

Aluno: Isabelle Ester Ramos da Silva

Data: 19/03/2018

REFERÊNCIA

TAYLOR, Frederick. Princípios de Administração Científica. 8ª Edição. Editora Atlas: São  Paulo, 1990.

     Frederick Taylor nasceu em 20 de março de 1856, na Filadélfia. Foi um engenheiro mecânico americano, técnico em operação. Em 1911 foi publicado seu primeiro livro “Os Princípios da Administração Científica”. O sucesso de sua obra o consagrou como pai da Administração, pois Taylor propôs métodos cartesianos para a administração, focando, principalmente, a eficiência.

     A Revolução Industrial foi, sem dúvidas, a principal contribuinte para a consolidação do capitalismo, foi a partir disso que houve determinados avanços e melhorias nos métodos de trabalho, como o trabalho assalariado, a especialização das técnicas de trabalho, o surgimento de equipamentos, entre outros.

     Na obra em questão, Taylor explica o conceito da Administração Científica, onde o principal foco o aperfeiçoamento dos meios de produção para que, consequentemente, haja o aumento dos lucros e da eficiência da produção.

    A Administração começou a tomar caminhos diferentes, pois Taylor pregava que ela deveria ser analisada com base na ciência, não com base nas experiências das práticas. O autor pregava tambémum princípio de Administração padrão, ou seja, adotado por várias empresas. Os pricípios principais dessa teoria eram o desenvolvimento e o aperfeiçoamento, não somente dos métodos de produção, mas também dos trabalhadores e isso consistia em seleções, preparações e uma divisão de trabalhos e deveres.

     Todo o conceito que Taylor criou era almejando, basicamente, o equilíbrio entre os benefícios do empregador (lucros, aproveitamentos, etc.) e os benefícios do empregado (condições melhores de trabalho). Taylor acreditava que quanto maior fosse o benefício concedido ao trabalhador, maior seria a produtividade, sendo assim, acreiditava-se que bastava conceder incentivos financeiros aos trabalhadores, quanto maior fosse a produção do indivíduo, maior seria o seu ganho, o que confirmava a teoria de que o homem era algo manipulável e previsível.

     Mesmo com todas as afirmações seguras, a teoria de Taylor tinha algumas possibilidades preocupantes, uma delas é a dos trabalhadores perderem o interesse nas atividades, o que causaria uma ineficiência da produtividade.

    Essa obra de Frederick Taylor sem dúvidas foi um divisor de águas para a Admnistração, pois além de desenvolver os seus princípios básicos, Taylor os colocaem prática, comprovando a veracidade de sua teoria. Os avanços proporcionados por essa  teoria não foram só para as empresas, mas também para os trabalhadores, pois a melhoria das condições de trabalho e os incentivos monetários fornecidos aos trabalhadores contríburam, não só para a luta da classe operária, mas também para o bem estar social. Devido à tais inovações e revoluções que Taylor causou na Administração, é incontestável o seu mérito à patente de pai da Administração, pois talvez  sem seus conhecimentos, a concepção da Administração Científica estaria atrasada, me arriscaro a dizer até que ela não existria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com