TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Princípios de Administração Científica

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 2

REFERÊNCIA

TAYLOR, Frederick. Princípios de Administração Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

Frederick Winslow Taylor, nasceu em 20 de Março de 1856 no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, faleceu em 21 de Março de 1915. Sua família era considerada classe média e com isso Taylor estudou em boas escolas, preparando-se para vestibulares para conseguir entrar em uma boa Universidade. Porém por alguma razão abandonou os livros e foi trabalhar. Seu trabalho era de Engenheiro Mecânico, mas escreveu o livro “Os Princípios da Administração Científica” e com os seus conceitos ao decorrer dos anos, foi considerado o “Pai da Administração Científica”.

Taylor na época procurava criar um método para um melhor desempenho da firma, no qual obtivesse uma grande produção em um menor tempo. Então ele buscou analisar os “erros” na produção para que seu objetivo fosse alcançado com êxito. As falhas analisadas foram que, faltava padronização de trabalho, os administradores não entendiam o trabalho dos seus operários e também reconhecia que deveria haver melhoras no salário do empregado. Ele acreditava que o empregador dependia do empregado e o empregado do empregador, assim ambos deveriam ter uma sintonia que favoreciam as duas partes.

Os operários no século XIX acreditavam que se eles se esforçassem muito para um grande rendimento, ficariam sem emprego, visto que nessa época o trabalho estava difícil e quem estava trabalhando não queria ser demitido.

Desta forma, Taylor resolveu estabelecer a padronização e a divisão dos funcionários em suas aptidões nas determinadas áreas de produção, treinando-os para cumprir o seu objetivo de uma maior produção em menor tempo. Com o incentivo para os funcionários obter maior desempenho, ele adquiriu o método de pagamento por produção, acreditando que desta maneira os mesmos se esforçariam mais.

Assim para que todos os funcionários trabalhassem a mesma quantidade e ganhassem o mesmo valor, Taylor adquiriu várias Leis, uma delas sendo que se o trabalhador exercesse um cargo mais “pesado”, ele teria mais tempo de descanso, já o trabalhador que exercesse um cargo mais “leve”, ele trabalharia mais tempo e descansaria um prazo menor. Depois de suas leis em prática, os funcionários trabalhavam mais contentes pois seu salário era maior que anteriormente.

Na obra foi possível analisar que o texto foi dirigido à um público acadêmico, é um livro de fácil entendimento e bem direto. Ao decorrer da escrita, pode-se entender a maneira que o trabalho foi se desenvolvido na empresa ao decorrer dos anos, levando em conta que o autor sempre buscava mostrar um entendimento específico de que o trabalho padronizado sempre é melhor, pois ganham-se tempo e com um custo menor, dessa maneira trazendo mais lucros para empresa. Mostrou também que o funcionário e o patrão sempre tem que estar em conjunto, querendo sempre o bem para empresa, que dessa forma, os dois saem no “lucro”, foi uma obra bastante importante para aqueles que buscam uma administração no trabalho e um bom desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com